Natural de Pouso Alegre (MG), Antonio Mazzafera deixou sua cidade natal aos 18 anos para estudar em São Paulo. A paixão por viagens do CEO da Fera Hotéis começou cedo, ainda adolescente, quando o executivo fez um mochilão pela Europa. “Hoje em dia, viajar continua sendo um de meus hobbies favoritos, além de filmes, séries, música e sair para jantar com amigos”, conta o executivo.

Mazzafera começou a trabalhar no turismo ainda jovem e, aos 23 anos e já formado, assumiu a posição de diretor geral de uma empresa transportadora de passageiros em Belo Horizonte.

“Aos 25 anos, decidi cursar MBA nos EUA e apliquei para minhas escolas favoritas. Acabei optando por Harvard pelo histórico de sucesso de seu Alumni e pela estrutura da universidade”, relembra o executivo.

Após o MBA, Mazzafera assumiu o cargo de diretor executivo na Blue Tree Hotels, sendo responsável pelas áreas de Novos Negócios e Financeira. Mais tarde, o profissional passou a responder como head de Marketing do Maybourne Hotel Group (ex-Savoy Group).

“Aprendi muito sobre hotelaria de luxo, demandas de hóspedes muito exigentes e o foco em metas e performance, já que o grupo pertencia à empresa de Private Equity Blackstone”, acrescenta Mazzafera.

Após anos em Londres, ele retornou ao Brasil para começar sua própria empresa de hotelaria, com um conceito de hotéis descolados, sofisticados, com serviço amigável e acessível. “Foi daí que surgiu a Fera Hotéis”, revela.

“Compramos nosso primeiro hotel em Salvador, o antigo Palace Hotel, construído em estilo art deco em 1934. Fizemos a recuperação completa do edifício, que estava abandonado há anos, além de reforçarmos o prédio todo para suportar uma piscina de 25 metros de comprimento na cobertura. O hotel voltou a ser ícone na cidade com restaurantes e bares abertos aos soteropolitanos”, completa.

Três perguntas para: Antonio Mazzafera

Hotelier News: A Fera Investimentos tem grandes planos para a Rua Chile. Com a abertura do centro gastronômico, qual será o real impacto na diária média e demanda do empreendimento?

Antonio Mazzafera: A Fera Investimentos tem se dedicado nos últimos 10 anos à revitalização da área da Rua Chile, primeira rua construída no Brasil em 1549, porta de entrada para o Centro Histórico de Salvador. Já lançamos o Fera Palace e um edifício-garagem.

O Fasano veio logo em seguida para solidificar a região para hotéis de luxo e o Palácio do Rio Branco foi comprado por empresários hoteleiros. Tudo leva a crer que este será o novo polo de sofisticação de Salvador, com hotéis, restaurantes, residenciais e escritórios. Mas a revitalização por si só não atrai turistas. Precisamos divulgar mais o destino e a Bahia para crescer a demanda por hotéis de luxo na capital baiana. Somente então poderemos ter impacto positivo na diária média e ocupação.

HN: Em uma entrevista anterior, você revelou que a Fera Investimentos planeja desenvolver outros projetos no endereço, como prédios residenciais e comerciais. Qual a previsão de entrega desses empreendimentos e o que podemos esperar em termos de infraestrutura?

AM: Nós lançamos recentemente um pequeno edifício corporativo, que já se encontra alugado e estamos reformando um prédio para acomodar 12 apartantos de 140 metros quadrados (m²) cada. Será um por andar, com varanda espetacular sobre a Baía de Todos os Santos.

No futuro, lançaremos studios para um público mais jovem também. Para que essa região realmente se transforme, contamos com apoio da prefeitura e governo do Estado para prover a infraestrutura e segurança necessárias para gerar demanda para o local. O governo da Bahia revitalizou a Rua Chile, embutindo toda a fiação subterrânea e a prefeitura tem levado as Secretarias Municipais para o Centro para movimentar a região, mas ainda temos muito trabalho pela frente.

HN: Em breve, o grupo fincará sua bandeira em São Paulo com um hotel na Rua Augusta. Quais os planos de expansão da rede? Além da capital paulista, a Fera Hotéis estuda ingressar em outras praças?

AM: Nós adquirimos um hotel na Rua Augusta que pretendemos retrofitar e transformar em um três estrelas by Fera bem descolado. Nossa intenção é ter um empreendimento Fera no nível da unidade de Salvador que poderia estar nas regiões do Jardins, Itaim Bibi ou Pinheiros. Além de da capital paulista, temos estudado mercados como Brasília e Rio de Janeiro.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Fera Hotéis