Como uma boa gaúcha, Ana Alles de Camargo não dispensa um bom churrasco de picanha. Apreciadora de bons bares e restaurantes, a gerente geral do Exclusive Gramado by Gramado Parks é casada com um gramadense e atualmente vive em Canela. Entre suas paixões, podemos acrescentar também a música, sempre acompanhada por uma taça de vinho.

Formada em Hotelaria pela UCS (Universidade Caxias do Sul) em 1998 e pós-graduada pela Unisinos em Gestão Empresarial, a profissional atua no setor hoteleiro desde a formatura. No decorrer de sua carreira, trabalhou por 10 anos no IHG (InterContinental Hotels Group), em unidades no Rio de Janeiro e São Paulo como gerente de Vendas, grupos e eventos. Também participou da abertura do Staybridge Suítes São Paulo.

No Centro-Oeste, foi gerente geral do Blue Tree Goiânia. Já em sua terra natal, Porto Alegre, gerenciou o Swan Tower. Ana ainda trabalhou na Localiza como gerente de atendimento do aeroporto porto-alegrense, além de ter sido coordenadora de Eventos e diretora de Marketing e Vendas do Sheraton Porto Alegre.

Foi para Gramado como gerente geral para abertura do Tryp by Wyndham Exclusive Gramado que, desde agosto de 2020, é o Exclusive Gramado by Gramado Parks, o primeiro hotel operado pela Gramado Parks Operadora.

Três perguntas para: Ana Alles de Camargo

Hotelier News: O Exclusive Gramado foi um sucesso de vendas mesmo antes de sua abertura. Qual foi o segredo para tantas comercializações?

Ana Alles: As frações do Exclusive Gramado começaram a ser comercializadas em setembro de 2015 e, até o momento, temos cerca de 80% delas vendidas. Desde o princípio, o empreendimento tem sido um sucesso, principalmente, por sua localização e atrativos como spa, academia, espaço Kids e o restaurante. Na entrega, em 2020, os proprietários e hóspedes já puderam usufruir de experiências diferenciadas. No restaurante OPIANO são oferecidas novas opções gastronômicas de cervejas artesanais e vinhos, até cardápios assinados por jovens e talentosos chefs, embalados por um bom jazz e blues contemporâneo.

O hotel possui arquitetura em estilo contemporâneo e a decoração é muito arrojada, atraindo a atenção de jovens casais modernos, apreciadores de design, boa música e arte em geral. Ressalto que a área das jacuzzis e piscinas aquecidas tem um projeto super inovador e não havia nada parecido na cidade naquele momento. Além disso, o empreendimento compartilha da preocupação com o meio ambiente, pilar fundamental das operações do grupo. Com 187 apartamentos recebeu a certificação LEED na categoria silver, que avalia 50 pontos em atributos como redução do consumo de energia e de água, desenvolvimento do terreno, cuidados com poluição durante a obra com gestão de resíduos, utilização de materiais sustentáveis, qualidade do ar, qualidade lumínica e conforto térmico.

HN: Quais os benefícios de operar um empreendimento de multipropriedade alinhado ao pool hoteleiro em tempos de crise?

AA: A taxa de condomínio paga pelos proprietários das frações mantém os custos fixos do empreendimento e, desta forma, conseguimos arcar com a equipe operacional, mesmo com a ocupação do pool baixa nos períodos agravantes da pandemia. Contamos com um time consistente e bem treinado, que faz toda a diferença na entrega e qualidade dos serviços prestados aos nossos clientes. A distribuição do pool para os proprietários está sendo positiva desde o segundo mês de operação e, já foi bastante satisfatória em junho, com valores muito acima do esperado no retorno. O feriado de Corpus Christi foi o grande start do sucesso do hotel, com uma diária média já atingindo os mais altos patamares da hotelaria concorrente e ocupação no limite, tudo dentro dos cuidados com os protocolos da vigilância sanitária.

Já em julho, as expectativas só aumentaram. O hotel contou com altíssima ocupação e uma diária média acima do mercado, confirmando que o estilo moderno e descolado que a marca Exclusive traz já é um sucesso na escolha das famílias mais jovens, que estão mais dispostas a viajar com o avanço da vacinação e a flexibilização dos decretos.

HN: Como o hotel busca fidelizar os clientes neste início de operações, visto que a entrega foi afetada por protocolos e restrições?

AA: O empreendimento foi inaugurado em novembro de 2020, em meio à pandemia e, em dezembro, mesmo em soft opening, contamos com uma ocupação acima do esperado, tanto para o uso de proprietários como para o pool. No Exclusive buscamos oferecer momentos incríveis aos hóspedes, que vão desde sua chegada na recepção, passando pela área de lazer até a gastronomia. Além disso, nosso design moderno, com conceito descolado e dinâmico, nos torna diferenciados, o que faz com que nossos hóspedes retornem. Também investimos em ter uma comunicação efetiva via redes sociais e nas OTAs, além da estratégia de canais diretos, como o site e a central, fortalecendo nossa conversa com os clientes e nos destacando dos demais.

Além do mais, a decisão pela operação da própria Gramado Parks, tanto na hotelaria como na gastronomia, com incentivos nas taxas de administração e otimização de custos em escala entre todos seus hotéis, tornou os valores de condomínio menores do que o previsto nas vendas, bem como os custos operacionais, permitindo melhor gerenciamento da oferta e demanda, melhor posicionamento do hotel no mercado e maior atratividade aos proprietários seja para uso ou para retorno do pool.

Vale destacar que a demanda de Gramado tem sido surpreendente e mesmo ainda com algumas restrições de áreas fechadas e agendamento da academia e piscinas, os hóspedes têm usufruído bastante das opções de lazer. Já para o segundo semestre, nossas expectativas são altas e estamos projetando números muito além dos imaginados ao fazer o budget em 2021.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Gramado Parks