Velhas conhecidas no mercado brasileiro, três grandes redes hoteleiras anunciaram uma integração estratégica com o objetivo de unificar sua oferta aos clientes, com a criação de um mega clube de férias, que engloba um portfólio de 25 resorts, oito parques aquáticos e R$ 2,5 bilhões de faturamento anual. Estamos falando do WAM Group, Gramado Parks e Grupo Wish, todas pertencentes ao fundo RTSC. Portanto, a movimentação já era algo esperado pelo trade.

Os players anunciaram a integração em um jantar com Celso Sabino, ministro do Turismo, e Zurab Pololikashvili, presidente da OMT (Organização Mundial do Turismo). O movimento, já aguardado pelo mercado, é um passo importante de consolidação operacional no mercado turístico do país.

Os números e o porte do que as três empresas planejam oferecer são expressivos, representando uma oferta de mais de 7 mil leitos em seus hotéis no território brasileiro. O objetivo da junção de forças é oferecer lazer de qualidade e democratizar o turismo brasileiro. Além disso, a iniciativa é uma estratégia das companhias para ganhar escala em compras, marketing e fidelização de clientes, visando essencialmente trazer maior retorno aos investidores, aponta O Globo.

Atuação

WAM Group e Gramado Parks se destacam atualmente no mercado por suas operações no modelo de multipropriedade. A empresa gaúcha opera ativos como a Snowland e Acquamotion, no Rio Grande do Sul, e a Yup Star, roda gigante do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro. Já o WAM Group concentra sua atuação em Goiás, mas também possui  empreendimentos como o Búzios Beach Resort, também no estado fluminense. O Wish, por sua vez, atua na hotelaria tradicional, sendo detentora de empreendimentos como o Prodigy Santos Dumont (RJ), o Prodigy Gramado (RS) e Linx Galeão (RJ).

Ao longo de 2023, o WAM Group registrou faturamento de R$ 1,2 bilhão em vendas. O resultado proporciona uma distribuição de mais R$ 18,5 milhões em dividendo para o pool hoteleiro do conglomerado. Seguindo o mesmo movimento, o Wish turbinou sua receita graças às campanhas promocionais realizadas em novembro. A expectativa é fechar o ano com faturamento de R$ 400 milhões.

“As três redes são geridas por fundos da mesma gestora, mas acabavam concorrendo. Agora, decidimos por um acordo operacional pelo qual vamos oferecer um clube de vantagens aos consumidores abrangendo a base das três empresas em conjunto. Para o cliente, o cardápio ficará maior; do ponto de vista operacional, será um divisor de águas em termos de escala para a gente”, conta Ronaldo Costa Beber, CEO da Gramado Parks.

Segundo o executivo, com a integração, o cliente que comprou uma fração de um empreendimento em Gramado, por meio da Gramado Parks, poderá usufruir de sua estada em Búzios, Natal ou na gama de hotéis do Grupo Wish. “E o hóspede que estiver em um hotel da rede Wish em Gramado terá vantagens nos parques da Gramado Parks na região”, completa o CEO.

(*) Crédito da foto: Divulgação/WAM Group