A adoção de ações sustentáveis e o foco nas práticas ESG definitivamente entraram na pauta das grandes redes hoteleiras, e dos pequenos hotéis, no Brasil. Nos últimos meses, o tema sustentabilidade vem ganhando uma enorme relevância no setor. Recentemente, participei de um evento, em Florianópolis, e fiquei surpreso positivamente com o espaço destinado à biodiversidade, conscientização de clientes e novos projetos que se relacionam com o meio ambiente. Foram inúmeros os palestrantes que abordaram o tema e trouxeram dados muito interessantes. Mais de 80% dos consumidores de viagens estão preocupados com o meio ambiente e 50% dos hóspedes mostram-se dispostos a pagar mais por ações sustentáveis adotadas pelos hotéis.

A adoção de práticas sustentáveis pelos hotéis é extremamente importante para a imagem, para o contexto atual, além do futuro deste setor. Afinal, o segmento do turismo é conhecido pelos impactos positivos mas também pelos impactos negativos gerados sobre o meio ambiente, com alto consumo de água e energia e geração de resíduos. Além disso, os turistas, sobretudo os vindos de países europeus, estão cada vez mais preocupados com as questões ambientais e preferem os hotéis que adotam ações sustentáveis.

Está cada vez mais claro, sobretudo após a pandemia da COVID-19, que as pessoas querem viajar em companhias aéreas que adotam práticas sustentáveis, preferem as agências de viagens que trabalham com parceiros confiáveis e se hospedarem hotéis que respeitam o meio ambiente. Estamos falando de um movimento crescente e cada vez mais relevante em tempos de mudanças climáticas. Um estudo da Booking.com revelou, em 2021, que os brasileiros estão entre os mais preocupados com as práticas sustentáveis. Naquela época, sete em cada 10 viajantes brasileiros já diziam querer viajar de forma sustentável no futuro. Como curiosidade, os brasileiros só ficaram atrás dos colombianos, em um ranking com pessoas de 28 países.

Nas últimas semanas, estive com gestores de uma dezena de hotéis, no Rio de Janeiro, e todos, sem exceção, estão em busca de caminhos e parcerias para a adoção de práticas que tenham por base o conceito do ESG. Entre os temas mais citados em nossas conversas estão: tratamento de resíduos, adoção do uso de materiais recicláveis, investimento no uso racional de energia e a criação das condições para a obtenção de certificações nacionais e internacionais.

Mas nem só de demandas e planos vive a hotelaria atualmente. Algumas ações vêm sendo adotadas pelo país. Uma iniciativa interessante, que conheci recentemente, e que sai do lugar comum pela criatividade e funcionalidade, é o Checkout Ambiental, criado pelo Instituto Brasileiro de Biodiversidade, o BrBio, uma organização da sociedade civil de interesse público – OSCIP, e já em funcionamento em hotéis no Rio de Janeiro. A partir da criação de um plano de trabalho que inclui treinamentos sobre sustentabilidade, ações de educação ambiental, sinalização com obras de arte, o hotel, ou grupo hoteleiro, passa a oferecer aos funcionários e hóspedes uma nova relação com natureza, e a oportunidade de contribuírem com projetos e ações em prol da biodiversidade brasileira.

A partir do Checkout Ambiental, os hóspedes se engajam na conservação marinha e costeira, sem qualquer impacto financeiro para o hotel que recebe como principal benefício o fortalecimento de sua marca. Além disso, outros benefícios são a adoção de um programa educacional voltado para os colaboradores e a realização de ações socioambientais, o que permite uma conexão entre a sociedade e a conservação ambiental. São ações que claramente contribuem para o engajamento, fidelidade, concedem autoridade e auxiliam na construção da reputação para os hotéis que integram o programa.

É importante lembrar que estamos em um ano único, decisivo e estratégico, em meio às reuniões do G20, no Brasil, que assumiu a presidência, e aos preparativos para a COP30, que acontecerá em Belém, em 2025. Ou seja, chegou a hora dos hotéis virarem a chave, reverem posicionamentos e adotarem uma agenda ambiental.

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Com 35 anos de experiência no setor hoteleiro, Tomas Ramos é reconhecido pela habilidade em produzir competências para um desempenho destacado na área de Turismo de Lazer e Corporativo, envolvendo vendas online/offline, marketing, distribuição, gestão de receitas e processos operacionais. Com estilo marcado pelo foco em objetivos e resultados, Ramos tem uma longa experiência na colaboração, criação e implementação de conceitos inovadores em nichos de mercado novos ou tradicionais, sempre com o objetivo de atingir resultados eficazes. Vencedor de 16 categorias do prêmio internacional Adrian Awards, da Hospitality Sales & Marketing Association International (HSMAI), em Nova York, estudou Marketing, Revenue Management, Gestão de Receitas e Desenvolvimento Hoteleiro & Investimento na Cornell University e, recentemente, completou uma pós-graduação em Digital Business, na Columbia University USA.

(*) Crédito da foto: arquivo pessoal Tomas Ramos