Tentativas de fraude no Brasil somam R$ 2,5 bi no 1º semestre
26 de julho de 2023A desaceleração do comércio eletrônico, bem como as incertezas econômicas do país refletiram na queda de tentativas de fraude no Brasil. De acordo com dados da ClearSale, o país registrou 2 milhões de investidas de golpe no primeiro semestre de 2023, com transações que chegam a somar R$ 2,5 bilhões, apontando recuo de 50,6% frente ao mesmo período em 2022.
O Mapa da Fraude analisou 117,1 milhões de pedidos entre 1º de janeiro e 30 de junho deste ano. Apesar da desaceleração nas tentativas de fraude, o valor do ticket médio cresceu 4,1% no comparativo anual, chegando a R$ 1.273 na primeira metade do ano.
“Já havia esta expectativa devido à retomada do comércio presencial e ligeira diminuição das vendas por aplicativos. De toda forma, os números ainda são altos, principalmente quando olhamos para o valor total e ticket médio das tentativas de fraude que, inclusive, foi mais alto do que em 2022. Lojistas precisam permanecer atentos e vigilantes aos possíveis golpes, cada vez mais sofisticados e frequentes”, comenta Eduardo Mônaco, CEO da ClearSale.
O estudo considerou apenas pagamentos via cartão de crédito no setor de e-commerce. São consideradas tentativas de fraude todas as transações que, por algum motivo, foram classificadas como suspeitas ou confirmadas como fraude.
No primeiro trimestre deste ano, o ticket médio foi de R$ 1.263, 9,4% superior ao mesmo período em 2022. Por outro lado, o número de tentativas de fraude foi 27,3% inferior na mesma base de comparação.
Categorias
Entre as categorias que mais sofreram tentativas no primeiro semestre deste ano, estão eletrônicos (5,7%), com ticket médio de R$ 2.545, celular (5,2%), com R$ 2.901, e informática (3,3%), com R$ 2.623. Vale ressaltar que, com exceção de informática, eletrônicos e celulares estão pelo terceiro ano consecutivo na liderança das categorias mais visadas por fraudadores. Isso se deve, segundo o CEO, à elevada procura em mercados paralelos, maior liquidez e facilidade de transporte.
Regiões
A região Norte (2,6%) segue apresentando o maior índice percentual de tentativas de fraudes sobre a quantidade de transações, com um ticket médio de R$ 1.381. O Nordeste (2,2%), por sua vez, ocupa o segundo lugar do ranking, com R$ 1.300. Centro-Oeste (1,6%) e Sudeste (1,6%), com um empate, fecham o top 3, com R$ 1.438 e R$ 1.157 do ticket médio das tentativas de fraude, respectivamente. Já a região Sul (1%), apresenta o menor índice do ranking dos estados, com R$ 1.153. No entanto, considerando apenas números absolutos, a região Sudeste, com 47,1 milhões de pedidos, contou com o maior número de fraudes do país.
Gênero x faixa etária
Quanto ao gênero, o público masculino é quem mais sofre com tentativas de fraudes (2,3%), seguido por outros (1,7%), pessoas com outras definições de gênero ou erros de integração, e, por fim, o público feminino (1,2%). Em termos de faixa etária, embora pessoas entre 36 e 50 anos (1,1%) façam mais pedidos on-line, o estudo revela que pessoas de até 25 anos foram as que mais sofreram tentativas de fraudes (3,3%), seguido pelo grupo de 26 a 35 anos (1,5%).
Outros mercados
O Marketplace é outro mercado que não escapa dos fraudadores, inclusive, o ticket médio das tentativas de fraude neste mercado é de R$ 1.849. No período, foram analisados 17,2 milhões de pedidos, os quais 347,4 mil sofreram com tentativas de fraudes, totalizando uma valoração de R$ 642,3 milhões.
(*) Crédito da foto: Pixabay