A empresa de jogos Tencent se uniu à Ouyu Technology para abrir um hotel gamer, comandado por inteligência artificial. O lançamento da propriedade acontecerá no fim deste mês, com os hóspedes podendo fazer as primeiras reservas para Hangzhou, na China ,segundo o site Adrenaline.

O empreendimento, com foco totalmente voltado para os eSports, contará com um gerente virtual chamado Veegy e terá áreas de treinamento, testes de habilidade, local para assistir torneios e muito mais. Com o objetivo de estimular esse comportamento nos hóspedes, o gerente virtual e o próprio hotel convidam as pessoas a participar das atividades, corroborando também para a tendência de aumento da gamificação na indústria de hospedagem.

Dessa forma, os interessados podem realizar testes de talento para os eSports. Neles, uma análise revelará o grau de capacidade para o cenário competitivo ao verificar pontos como visão, tempo de reação e estratégia.

Sob os cuidados de Veegy, quem tiver interesse em dormir no hotel da Tencent poderá escolher um entre cinco quartos temáticos. Cada um deles é voltado para uma modalidade diferente de esporte eletrônico. Até o momento, já se sabe que King Pro ou Peacekeeper Elite estão entre as opções.

Gerente digital e treinador

Mesmo tendo sido apresentado pela Tencent e pela Ouyu Technology como gerente de hotel gamer, o Veegy também funciona como treinador dos hóspedes. Ele possui a capacidade de configurar sozinho o local escolhido para se hospedar.

Além disso, a ferramenta ajudará as pessoas que visitarem o hotel a fazer uma configuração completa do quarto. Assim, será possível escolher a seleção de hardware que o quarto terá. Segundo as empresas, o objetivo deste tipo de projeto é trazer uma visão diferente do que o público entende como “conteúdo interativo”, presente em outros hotéis da Ásia. Para eles, possui um assistente virtual complementa a experiência do usuário.

Nova tendência

Segundo dados preliminares da consultoria Newzoo, a indústria global de games movimentou, no ano passado, US$ 175,8 bilhões,. Apesar de apresentar retração em relação a 2020 (1,1%), o resultado mostra a tendência de alta para os próximos anos. A estimativa é de que o valor movimentado chegue a US$ 200 bilhões em 2023.

Esse crescimento tem impacto direto na hotelaria. Cada vez mais empreendimentos estão adicionando o universo dos jogos eletrônicos ao seu dia a dia. Há dois anos, por exemplo, a Atari anunciou o lançamento de seu primeiro hotel, parte de uma rede de empreendimentos temáticos nos EUA. O primeiro, situado em Las Vegas e com previsão de inauguração ainda para este ano, é uma versão da logo em forma de “A” da marca. Cada um dos hotéis da Atari contará com um proposta distinta, relacionada ao universo dos games.

(*) Crédito da foto: 11333328/Pixabay