Este ano, o Grupo Tauá de Hotéis espera expandir seus negócios. Após faturar mais de R$ 420 milhões em 2022, a rede mineira tem planos de ultrapassar a marca de R$ 500 milhões em 2023. Para alcançar a meta, a empresa aposta na força dos eventos corporativos — fatia importante para a estratégia da companhia.

Detentora de 40% do faturamento total do Tauá, a área de eventos corporativos deve ter incremento de 20% este ano — superando os bons resultados de 2022 — quando foram realizados 460 grandes eventos nos hotéis e resorts de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, com público acima de 300 pessoas. E ao que tudo indica, 2023 será um período de boa colheita no segmento, uma vez que mais de 100 ações já foram realizadas, ultrapassando a média de 38 eventos por mês.

No ano passado, os resorts do Tauá sediaram de congressos a eventos de bem-estar corporativo, passando pela indústria automobilística, farmacêutica, cosmético e perfumaria até os setores de agronegócios, alimentos e bebidas, construção civil, eletroeletrônicos, tecnologia, setor imobiliário, hospitalar, nutrição animal, dentre outros como sindicatos e associações.

“Possuímos ampla expertise na administração de resorts e desenvolvemos um modelo de negócio voltada tanto ao lazer quanto a eventos. Nossa estratégia é equilibrar as duas áreas para manter a rentabilidade do Grupo. De quinta a domingo, a maior parte da demanda vem da busca pelo entretenimento e lazer. Já de segunda a quarta, recebemos o público dos eventos corporativos”, explica Lizete Ribeiro, diretora Comercial e Marketing. “É por isso que a rede consegue otimizar custos e oferecer preços surpreendentes para realização de eventos”, completa a executiva.

De acordo com Lizete, na unidade de São Paulo, por exemplo, o retorno dos eventos corporativos no segundo semestre de 2022 foi muito forte. “Acreditamos que em 2023 o resultado se iguala a 2019, período pré-pandemia, em ocupação e potencial de receita. As empresas precisam fazer eventos e a pandemia trouxe a necessidade de reunir as pessoas. Os encontros corporativos mostram a força das empresas e comprovadamente aumentam a sinergia entre as áreas, gerando aumento em suas receitas. Além disso, as companhias têm budget reservado para isso, uma vez que a demanda ficou reprimida nos últimos anos”.

tauá- tabela

Para o especialista em investimentos e estratégia em turismo e hotelaria, Pedro Cypriano, com o controle da pandemia, a recuperação dos eventos no Brasil ganhou tração a partir do segundo semestre de 2022. “Mantida a Covid-19 sob controle, espera-se que 2023 seja um dos melhores anos para o setor de eventos no país. O distanciamento social e as restrições de viagens nos últimos anos acumularam uma demanda reprimida relevante, que ainda segue em alta. E para destinos regionais, os resultados devem ser ainda mais relevantes, já que o aéreo caro torna as viagens com acesso rodoviário mais competitivas”, argumenta

Evento sustentável

O Tauá tornou-se carbono neutro em janeiro de 2023 e, dessa forma, os eventos podem fazer a compensação da emissão de CO2 gerada. “Com a expansão do olhar das empresas sobre o tema ESG, a realização de eventos corporativos em espaços sustentáveis mostra a seriedade e o esforço das empresas no engajamento do tema”, finaliza a diretora.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Grupo Tauá de Hotéis