Com a família maior após a aquisição do Hotel Presidencial — que passará a se chamar Hotel 365 — o Starlis Group Hotels tem boas perspectivas para 2023. A rede mato-grossense espera crescer em até 9% de faturamento frente a 2022 com a unificação de operações de lavanderia e A&B (Alimentos & Bebidas).

O crescimento de UHs com a entrada do Presidencial marca também o processo de verticalização dos departamentos citados acima. Com o novo empreendimento, o Starlis Group Hotels passa a operar quatro restaurantes, 13 salas de eventos, 299 quartos e três propriedades.

“Por uma questão de espaço, vamos ter a possibilidade de unificar a lavanderia dos hotéis, o que facilita a operação e reduz custos. Já no A&B, a ideia é contar com uma cozinha central para atender as três unidades, focando no preparo dos alimentos e deixando apenas a finalização nos restaurantes”, explica Bruno Delcaro, diretor da rede.

A expectativa é que a lavanderia unificada esteja em pleno funcionamento ainda este ano, enquanto a cozinha central deve ser inaugurada no início de 2024. “Vamos realizar algumas adequações para entrar em padrões que queremos adotar”, acrescenta o executivo.

Starlis Group Hotels - bruno delcaro

Corporativo é maioria, diz Delcaro

Primeiro trimestre

De acordo com Delcaro, o primeiro trimestre do grupo foi acima do esperado. “Foi um bom começo de ano, considerando que 2022 foi um período forte. Acredito que estamos atingindo o topo da curva, que deve perder intensidade em 2023”, prevê.

O diretor revela que os dois hotéis (Delcas e Delmond) se destacaram em termos de resultados, apesar de atuarem em categorias distintas. “Tratamos cada um com individualidade. O Delmond é um produto premium, para um público corporativo mais exigente. O Delcas é um hotel que já tem um tempo de maturação e performa muito bem”.

No primeiro trimestre, o Delmond alcançou uma diária média de R$ 330, enquanto o Delcas encerrou o período em R$ 220. Já a ocupação da rede para os três primeiros meses de 2023 teve média de 64%. “Para o segundo trimestre, a expectativa é que o indicador chegue a 76%”, diz Delcaro.

Perfil de público

Como boa parte da rede hoteleira do Centro-Oeste, o Starlis Group Hotels é amplamente alimentado pelo agronegócio. Da demanda total da rede, apenas 20% são hóspedes a lazer. “Um fator que ajudou Cuiabá a sair da dependência do corporativo foi a participação do Cuiabá Esporte Clube na Série A do Campeonato Brasileiro, o que trouxe movimentação aos finais de semana”, pontua o executivo. A manutenção do Perse também foi citada como um fator positivo para a realização de eventos na cidade.

Por não se tratar de um destino procurado na alta temporada, Cuiabá deve se beneficiar do corporativo e eventos no segundo semestre. “Estamos na direção contrária. Janeiro, por exemplo, é um mês fraco para nós. Nossa característica de sazonalidade é bem marcada”, afirma Delcaro.

Sobre uma possível expansão, o diretor adianta que o Starlis Group Hotels estuda a possibilidade de administrar empreendimentos de terceiros. “Temos algumas conversas neste sentido, mas o mercado aqui é pouco maduro, com uma hotelaria independente. Muitos produtos bons estão surgindo no interior do estado que estamos de olho, mas com cuidado para não aquecer demais a oferta”.

(*) Crédito das fotos: Starlis Group Hotels