No ano passado, mais de 2,3 mil profissionais foram capacitados e cerca de 170 eventos nacionais e internacionais foram apoiados e captados pelo SPCVB (São Paulo Convention & Visitors Bureau) para o estado. A entidade privada reúne mais de 520 associados de 32 setores econômicos.

Criado há 40 anos com o objetivo de captar eventos nacionais e internacionais, capacitar profissionais e promover São Paulo por meio de ações de marketing, o SPCVB também “atua institucionalmente para fortalecer pautas essenciais para a manutenção e competitividade do setor”, como explica Toni Sando, presidente executivo da entidade.

Em 2023, o SPCVB garantiu mais de 1,7 mil leads gerados para atender demandas de entidades, instituições corporativas, promotores e organizadores de eventos para possível realização em São Paulo. Esses leads são também resultado de contatos feitos durante participação em eventos nacionais e internacionais, como a BTL Lisboa, ITB Berlim, IMEX Frankfurt, Fiexpo Panamá, Fitur Madri e Congresso Internacional da ICCA em Bangkok.

A área de eventos respondeu, no ano passado, pelo apoio e captação de 173 eventos nacionais e internacionais, entre os quais estão o RD Summit 2023, maior congresso de marketing, vendas e inovação da América Latina, 29º Congresso Brasileiro de Fruticultura e 1ª Feira Brasil Fruits Technology (esses dois, a serem realizados em 2025) e IWA World Water Congress and Exhibition 2030, maior evento de manejo de água do mundo que prevê a presença de 12 mil participantes.

Já a área de comunicação e promoção foi responsável pelo treinamento de 2,3 mil agentes de viagem nos vários road shows de apresentação do estado, além de 600 leads para novos negócios gerados por meio de participação em feiras dentro e fora do Brasil.

2024

Para o primeiro semestre de 2024, o SPCVB confirmou a realização de 37 eventos, entre captados e apoiados pela entidade. Os dados de janeiro apontam que cerca de 400 mil pessoas marcarão presença nas datas marcadas. Outros 50 eventos estão em fase de prospecção, sendo 18 deles internacionais, o que representa um crescimento de 38% em relação ao mesmo período em 2023.

No primeiro semestre de 2023, foram realizados 850 eventos no estado de São Paulo, alta de 141% frente ao mesmo período de 2022.

(*) Crédito da foto: Eduardo Dutra/Pexels