Desde sua abertura, em dezembro de 2021, o Rosewood São Paulo atua de forma sustentável no mercado de luxo da capital paulista. O primeiro empreendimento da marca no Brasil reforça seu comprometimento com a agenda ESG — principalmente no âmbito ambiental.

Situado no enclave histórico da Cidade Matarazzo, o hotel é referência de upcycling do Brasil, focando na proteção do patrimônio cultural e natural do país. As iniciativas são pautadas em três pilares: energia, resíduos e água.
“O respeito ao meio ambiente e ao nosso entorno é intrínseco à experiência brasileira”, diz Edouard Grosmangin, diretor geral do Rosewood São Paulo. “Como parte de nossos esforços para capturar verdadeiramente a filosofia orientadora da Rosewood: A Sense of Place®, garantimos que nosso desenvolvimento fosse respeitado e inspirado nos ecossistemas e na biodiversidade do Brasil. Criar um impacto positivo na comunidade local é parte integrante da missão do Rosewood São Paulo, e buscamos diminuir a emissão de carbono sempre que possível”, acrescenta o executivo.

Recentemente, o empreendimento anunciou a chegada de Lou Ana Garcia para o cargo de gerente de Impacto Social. A executiva assume o posto com a missão de expandir práticas de contratação e capacitar a comunidade no entorno da propriedade.

Em parceria com a ONG brasileira Sefras, a propriedade contratou refugiados e 20 aprendizes em diferentes departamentos. Além disso, o Rosewood São Paulo busca se posicionar como um trabalho inclusivo, empregando transgêneros e não binários, permitindo que os funcionários selecionem seus uniformes com base em suas preferências pessoais.

Outras iniciativas

A propriedade utiliza 100% energia renovável, parte dela abastecida por painéis solares, com todas as lâmpadas de LED para menor consumo e disponibiliza transfers aos hóspedes com carros elétricos.

Com o intuito de diminuir ainda mais o impacto, o hotel possui um programa de gerenciamento de resíduos, no qual todos os descartáveis sólidos e orgânicos são reciclados por meio de um biodigestor e um triturador de vidro. Para implementar o sistema, existe uma parceria a longo prazo com a Multilixo, empresa associada ao Programa de Treinamento de Desperdício Zero.

O programa “Aterro Zero”, também da parceria com a Multilixo, permite à propriedade medir a quantidade dos seus esforços na destinação de resíduos, que até agora foram executados com sucesso. O Rosewood São Paulo também é livre de plásticos descartáveis, por meio da instalação de um sistema interno de filtragem de água que produz água engarrafada em vidro para consumo dos hóspedes e as comodidades do quarto são embaladas em materiais reciclados em vez de recipientes de plástico.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Rosewood São Paulo