Para fechar a programação do FHAN (Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste), encerrado hoje (10), a ABIH-PE (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco) promoveu a segunda edição da rodada de negócios do espaço.

O evento, que aconteceu durante o último dia da HFN (Hotel & Food Nordeste), reuniu 20 hoteleiros e 10 marcas fornecedoras. De acordo com Carlos Periquito, diretor executivo da entidade, a rodada é uma forma de fomentar a cultura da negociação no mercado pernambucano. “Acredito que esta é uma oportunidade dos hotéis conhecerem mais produtos e fornecedores para se atualizar”, disse em entrevista ao Hotelier News.

Periquito revelou que muitas empresas participantes são regionais, destacando a missão da feira em enaltecer os fornecedores locais. “É uma forma de dar visibilidade para essas marcas perante grandes empreendimentos. Também participaram hotéis de luxo, pousadas e resorts, com compradores de diferentes perfis de meios de hospedagem”.

Grande parte dos empreendimentos presentes é independente, com a presença de apenas uma rede local. “É uma chance dos hotéis encontrarem novos fornecedores e a edição de 2024 será um grande sucesso”, finalizou o diretor.

A visão dos participantes

Do lado dos fornecedores, a Harus marcou presença novamente na rodada de negócios do FHAN. Para Carlos Dementshuk, representante da fabricante de amenities, a iniciativa foi uma oportunidade para estreitar laços com os hotéis e prospectar novos clientes. “É uma ideia interessante, pois temos muitos clientes ativos neste mercado. A rodada de negócios serviu para apresentar as novidades e agregar novos negócios”.

Wellington Paulo, do setor de Compras do Vivá Porto de Galinhas Resort, participou pela primeira vez do encontro. “É uma iniciativa muito bacana, pois passamos muito tempo na operação e não vemos como as coisas mudam aqui fora. Já somos clientes de algumas empresas participantes e iniciamos a conexão com marcas que não conhecíamos”.

Gerente de Suprimentos do Nannai Resort & Spa, Fulgêncio Neto foi ao encontro para fazer networking e estudar a possibilidade de novas parcerias. “Revi muitos colegas que já trabalhamos e consegui novos contatos de fornecedores. Oportunidades podem surgir e saí com a expectativa de novos negócios”.

Representante do Transamerica Prestige Recife, Rafael Rodrigues, retornou ao evento este ano. “Esta edição está mais bem elaborada, dinâmica e proveitosa. Valeu a visita. A única amrca que não conhecia era do setor de energia, que faz sentido para nós, pois a empresa apresentou uma solução sustentável e que reduziria os custos com energia do nosso hotel”.

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News