Foram 22 destinos e mais de 1,1 mil hoteleiros participantes ao longo de 2023. O Roadshow TOTVS Hotelaria chegou à sua segunda edição este ano mais estruturado, com a presença de parceiros estratégicos e conteúdos relevantes — o que resultou em um saldo positivo para a gigante de tecnologia.

O Hotel Innovation Talk, iniciativa itinerante da TOTVS, nasceu com a missão de levar conhecimento a destinos que não estão na rota dos grandes eventos. Para Claudio Cordeiro, diretor de Produtos para Hotelaria da empresa, o feedback dos participantes encoraja a dar continuidade no próximo ano.

“Não só falando das marcas envolvidas, mas o Hotel Innovation Talk é um evento relevante para a hotelaria, pois leva proximidade com empresas e dados que muitas praças não têm. Isso sem contar o networking relevante para o fechamento de negócios”, avalia o executivo.

Muito além de apresentar seus produtos ao trade hoteleiro, a TOTVS incorporou a missão de expandir conhecimento no setor de forma direcionada. “Sempre estudamos o destino antes de montar a grade de conteúdo. Algumas palestras são mais abrangentes, enquanto outras são focadas em lacunas da hotelaria local”, acrescenta Cordeiro.

Parceiros como Tribuzana Marketing, Letsbook, Venda Melhor Seu Hotel, o próprio Hotelier News, entre outros, englobam a programação do roadshow. Dados gerais da hotelaria, marketing digital, vendas diretas, entre diferentes temas foram abordados durante os eventos.

“No geral, tivemos feedbacks positivos dos parceiros. A maioria sinalizou o desejo de continuar conosco em 2024, pois são eventos que geram negócios para as marcas”, revela o diretor.

Regiões visitadas

Em 2023, o roadshow da TOTVS visitou quatro regiões, com eventos em capitais e cidades secundárias. Para fechar a agenda do ano, a empresa promoveu o Hotel Innovation Talk em Porto Seguro no último dia 7, que contou com público recorde de 69 hoteleiros. Além do destino baiano, a iniciativa passou por Maceió, Foz do Iguaçu, Natal, Salvador, São Pedro, entre muitos outros municípios.

Cordeiro salienta que, no caso de alguns destinos, o evento foi uma demanda do próprio trade hoteleiro. “Em São Roque (SP), por exemplo, os hoteleiros nos pediram para realizar o roadshow. É uma região em expansão, mas ainda pouco competitiva, o que causava práticas predatórias entre a concorrência. Em Belo Horizonte, fechamos uma parceria com a ABIH-MG para levar o Hotel Innovation Talk”.

Para 2024, o plano é chegar ao Norte do país, região carente de eventos de conteúdo direcionado. “Quando conseguimos apoio de entidades, como ABIHs e CVBs, tudo fica mais fácil. Estamos em fase de estudos, mas o objetivo é fazer a estreia do roadshow na região”, adianta Cordeiro.

Com o fim da alta temporada de verão, após o Carnaval, o Hotel Innovation Talk cai na estrada novamente. A expectativa é promover pelo menos um evento por mês em 2024. “Também realizaremos eventos de capacitação de nossas soluções no ano que vem, seja para clientes TOTVS ou não. São iniciativas que não estarão, necessariamente, vinculadas ao roadshow”, finaliza o executivo.

(*) Crédito da foto: Nayara Matteis/Hotelier News