Após a Gol anunciar mais voos no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, a RIOGaleão, concessionária que administra o terminal, projeta crescimento de 53% no número de voos domésticos no segundo semestre, em relação ao mesmo período do ano passado.

Ao mesmo tempo, a Azul anunciou a suspensão de voos diretos para a Cidade Maravilhosa para sete cidades, devido às restrições ao Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio. Mesmo assim, a expectativa da RIOGaleão é por novos anúncios de mais voos em dezembro, mirando as festas de fim de ano e as férias de janeiro, aponta O Globo.

Para incentivar as companhias aéreas a criarem mais voos no Galeão, a RIOGaleão afirma que irá oferecer descontos nas tarifas cobradas das empresas, incluindo algumas isenções totais por seis meses, segundo Patrick Fehring, diretor de Negócios Aéreos da concessionária.

“Isentamos por seis meses de tarifas de pouso e permanência. E compartilhamos uma parte da nossa taxa de embarque, uma espécie de bônus por passageiro, em novas rotas, de companhias que neste momento não operam no Galeão e agora vão operar”, pontua.

Internacional segue se recuperando

Com mais voos domésticos, a RIOGaleão projeta aumento de 42% na oferta de voos internacionais neste segundo semestre, frente a igual período de 2022. Segundo Fehring, a americana Delta sinalizou que considera manter o voo sem escalas entre Rio e Atlanta durante todo o ano.

Os contatos comerciais da concessionária ocorrem em meio ao início da redução de voos do Santos Dumont, que tem a ver com a diminuição da capacidade do terminal. Hoje, o Santos Dumont opera no limite, a um fluxo de 10 milhões de passageiros ao ano. A partir de outubro, a Gol irá reduzir a oferta de bilhetes no aeroporto em 35,76%, a Azul em 22%, e a Latam em 26,2%.

Paralelamente, no fim do mês passado, a Gol anunciou o aumento da oferta no Galeão. A empresa vai ampliar o número de voos no terminal em 38% em outubro e 110% a partir de novembro. Latam e Azul estão atrás na realocação de sua malha para o Galeão, mas Fehring prevê anúncios para o fim do ano.

O modelo de operação no Santos Dumont a partir de janeiro foi acordado em reunião no último dia 10, durante a visita do presidente Lula ao Rio. O objetivo é incentivar um aumento do fluxo no Galeão, defendido pela prefeitura e pelo governo do Estado. A RIOgaleão, controlada pela Changi, operadora aeroportuária de Cingapura, confirmou também que mantém o interesse em permanecer na concessão do aeroporto, após o TCU (Tribunal de Contas da União) dar aval para isso, em decisão no início deste mês.

(*) Crédito da foto: Reprodução/Dicas de Viagem