O Rio de Janeiro, sempre com movimentação turística aquecida, mantém seu título de Cidade Maravilhosa em alta entre visitantes e moradores, que deram à capital fluminense o reconhecimento de destino nota 10 no SET (Sistema Especialista Turístico) da Smart Tur em parceria com a Riotur e EmbraturLab. Atraídos por roteiros curtos e intensos, os turistas apresentam um perfil jovem e ativo. Neste cenário, São Paulo e Minas Gerais apareceram como os maiores mercados emissores.

Já em relação à demanda internacional, chilenos e argentinos foram os maiores emissores de turistas para o Rio. Os altos níveis de satisfação apontam que quem visitou a cidade pretende retornar. A pesquisa, que contou com mais de 2 mil respostas, foi realizada entre fases de maior fluxo turístico: Réveillon e Carnaval.

Os dados mostram que 64,27% dos entrevistados eram moradores locais, enfatizando o forte envolvimento da comunidade nas atividades turísticas. Assim, o turismo doméstico representou 28,85% dos participantes, enquanto os visitantes internacionais, embora em menor número (6,88%), desempenham papel fundamental para a economia da cidade.

Outros dados

A presença significativa de turistas de São Paulo (26,45%) e Minas Gerais (11,96%) destaca a importância do turismo nacional, além de mostrar a forte representação de visitantes de diversas regiões do Brasil. Entre os turistas internacionais, os norte-americanos também se sobressaíram.

Além disso, mais de 68% dos visitantes estavam concentrados nas faixas etárias de 18 a 49 anos. A lealdade dos turistas, com quase metade retornando à cidade pelo menos três vezes, destaca a necessidade de inovação contínua. Com 49,42% dos turistas permanecendo no Rio de um a cinco dias, a tendência é para estadas curtas.

A opção por hotéis (38,37%) revela, ainda, a busca pelo conforto, enquanto a preferência por casas de amigos ou família (22,24%) e Airbnb (18,17%), indica o desejo por experiências personalizadas.

Tanto as praias (38.94%), quanto os eventos, como o Carnaval (20.9%), assumem papel de destaque como atrativos principais. No entanto, também vale mencionar os pontos tradicionais de grande interesse, como Pão de Açúcar e Cristo Redentor, ícones internacionalmente reconhecidos, mantêm-se como locais favoritos de visitação, além das praias, a natureza e outras atrações que continuam a encantar os visitantes.

“O resultado da pesquisa foi extremamente satisfatório. Além de reafirmar as potencialidades turísticas do Rio, o relatório nos possibilita a identificação de fluxo turístico, perfil e principais demandas. Informações fundamentais para o aprimoramento dos serviços públicos e privados, para a identificação de tendências, e elaboração de mecanismos que possibilitem aos turistas um melhor acolhimento e novas experiências”, reforça Ronnie Costa, presidente da Riotur. A alta disposição para recomendar o Rio de Janeiro (49,81% dos turistas atribuindo a nota máxima de 10) reflete a satisfação dos visitantes.

(*) Crédito da foto: Pixabay