Mais um feriado para a conta de 2023 vem aí e o turismo mantém sua projeção otimista. Em Finados, comemorado amanhã (2), a movimentação no país promete ser intensa. Tanto o setor hoteleiro quanto aéreo esperam alta demanda entre quinta-feira e domingo.

Os aeroportos do país estarão movimentados durante o feriado do Dia de Finados, quando mais de 3,5 milhões de passageiros irão cruzar o Brasil rumo aos mais variados destinos. Os números apontam um crescimento de 29,6% em relação ao feriado anterior, de Nossa Senhora Aparecida. As informações foram divulgadas pelo Ministério do Turismo, com base em dados das administradoras dos terminais aéreos nacionais.

O fluxo intenso nos aeroportos reflete o aquecimento da economia e a maior contribuição do turismo para impulsionar o crescimento do país. O ministro do Turismo, Celso Sabino, destaca que a expectativa é que neste final de ano os números do setor sejam ainda mais positivos. “Com os feriados de novembro e as festas de fim de ano, a movimentação turística no país tende a ser maior. Essas datas abrem oportunidades para atrair visitantes e contribuir com a economia brasileira”, afirmou.

O Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, prevê a circulação de 690 mil passageiros durante o feriado prolongado, entre os dias 1º e 6 de novembro de 2023. Outro terminal que estará movimentado será o de Viracopos, em Campinas (SP), onde devem passar aproximadamente 246 mil viajantes.

Os 17 aeroportos operados pela Infraero devem receber 190,4 mil passageiros durante o período entre a véspera e o retorno do feriadão. Estão previstos 1.728 voos no período, entre pousos e decolagens.

Entre os destinos mais procurados estão cidades do Nordeste, como Salvador, João Pessoa, Recife, Porto Seguro, Natal e Fortaleza, além do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Foz do Iguaçu, Vitória e cidades do interior de São Paulo.

Hotelaria

Na Baixada Santista, a expectativa é de 70% de ocupação hoteleira no período, segundo informações do SINHORES (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares). De acordo com a Setur-SP, o feriado deve injetar R$ 3,6 bilhões na economia do estado.

Já o levantamento da ABIH-RJ e HotéisRIO aponta que a média de ocupação na cidade do Rio de Janeiro está em 87,57%. A demanda na Cidade Maravilhosa é impulsionada também pela final da Conmebol Libertadores, no dia 4, e pelo show da banda Red Hot Chilli Peppers, na mesma data.

A previsão da ABIH-PB é de que a ocupação hoteleira no estado fique em torno de 70% no feriado de Finados. Para a capital João Pessoa, a projeção é de 69% de quartos reservados.

Enquanto a hotelaria aproveita o feriado para engrossar seu caixa, a equipe do Hotelier News aproveita para descansar. Retornaremos na sexta-feira (3) com mais publicações sobre o setor hoteleiro.

Bom feriado a todos!

(*) Crédito da foto: Ethan Roberthson/Pixabay