O calendário de feriados do segundo semestre vem movimentando a hotelaria de lazer em todo o país. Na Baixada Santista, no litoral de São Paulo, as datas são sinônimos de altas ocupações. Após chegar a 90% de quartos reservados na comemoração da Independência, os hotéis da região aguardam com otimismo os visitantes que chegarão para descansar no feriado de Finados, celebrado em 2 de novembro.

De acordo com dados do SINHORES (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira), entre os dias 2 e 5 de novembro, a Baixada Santista espera ocupação na casa dos 70%. Até o momento, cerca de 50% dos quartos da região já estão reservados.

A pesquisa da entidade coletou dados de hotéis das cidades de Santos, Guarujá, Bertioga, Praia Grande e São Vicente. Vale lembrar que a hotelaria de Santos, por exemplo, registrou seu melhor primeiro semestre desde 2015, com resultados recordes, com ocupação na casa dos 59,33%, 9% a mais do que o performado no mesmo período em 2022.

Condições climáticas

Para o êxito da demanda, principalmente falando de destinos litorâneos, as condições climáticas assumem um importante papel. Heitor Gonzalez, presidente do SINHORES, afirma que a expectativa é grande, tendo como base de referência a movimentação dos últimos feriados.

“Sempre esperamos resultados positivos durante os feriados prolongados; basta abrir um período de sol e tempo firme para atrair os turistas. Além disso, outro fator que pode influenciar o movimento na região é o início da temporada de cruzeiros, que começou neste domingo (29)”, finalizou Gonzalez.

(*) Crédito da foto: Divulgação/SINHORES