Reforçando seu compromisso ambiental, dois resorts da Bourbon Hotéis & Resorts ganharam o certificado I-REC de utilização de fontes de energias limpas e renováveis. A certificação, garantida até 2026, foi concedida ao Bourbon Atibaia Resort e Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort — que juntos somam 883 quartos.

O programa de certificação internacional é uma forma prática e confiável de comprovar a origem da emissão de carbono das unidades com base no consumo de energia. Atualmente, a fonte de energia renovável dos dois resorts da Bourbon é hidroelétrica. Com a fonte renovável de energia atestada pelo I-REC, os resorts já deixaram de emitir 4.415 toneladas de CO2.

“Ao adquirirmos o certificado I-REC, internacionalmente reconhecido e auditado, a Rede Bourbon garante que os resorts do grupo consomem energia limpa e renovável, como uma das formas de contribuir com a proteção do meio ambiente. Cada vez mais estamos engajados e comprometidos com questões que envolvem a sustentabilidade e temos algumas outras ações em nossa rede hoteleira, como as hortas orgânicas, sistema de compostagem e diversas iniciativas”, diz Annie Morrissey, diretora de Vendas da Bourbon, que também coordena o projeto de ESG do grupo hoteleiro.

Atualmente, a Bourbon possui 24 unidades espalhadas pelo Brasil e também na Argentina e no Paraguai, e com isso tem o compromisso de expandir esse projeto para outros hotéis da rede, alcançando 14 hotéis até o final de 2024.

“A Rede Bourbon Hotéis & Resorts tem como uma de suas prioridades a excelência nos serviços e no atendimento, sempre em busca da satisfação dos nossos clientes. Mas isso não se limita a atender bem as pessoas. Buscamos sempre ampliar isso, pensando na sustentabilidade inserida no negócio e fazendo parte do cotidiano das nossas operações. Há muito tempo desenvolvemos projetos relacionados com governança, meio ambiente e social em nossas unidades, causando impacto direto ou indireto e criando uma conscientização em todos os envolvidos no processo. Cada vez mais buscamos fortalecer e ampliar essas iniciativas dentro da nossa rede”, explicou Nilton Camillo, CCO do grupo.

Além da aquisição de I-RECs emitido pela Comerc Energia, os resorts também já possuem outras iniciativas de eficiência energética para uso racional dos recursos, onde se destacam desde sensores, lâmpadas de led, passando pela implantação de automação nos prédios, modernização de elevadores, retrofit nos sistemas de ar-condicionado e atualização nesses projetos, recuperadores de calor até a implantação de carregadores veiculares, entre outros.

Outros projetos

As iniciativas adotadas pela Bourbon vão além da responsabilidade ambiental. A rede hoteleira também desenvolve um trabalho social de grande relevância no interior do Paraná: o Instituto Bourbon de Responsabilidade Socioambiental. Criado em 2002, na cidade de Cambará, o projeto funciona em um complexo escolar e atende centenas de alunos, com o objetivo de prepará-los através de ações educacionais, culturais, esportivas e de saúde. No decorrer desses anos, a instituição vem transformando a vida de mais de 2.000 pessoas de 5 a 80 anos e contribuindo com a formação de cidadãos.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Bourbon Hotéis & Resorts