A internet vem ganhando cada vez mais relevância nas vendas para o turismo. Com a vacinação em andamento, as reservas online de hotéis e pousadas no Brasil cresceram 230% em junho frente ao mesmo período em 2020. No mês anterior, em maio, a alta foi de 383% na mesma base de comparação, segundo dados da Criteo – plataforma de commerce media.

O percentual de crescimento é substancial, considerando que em uma pesquisa realizada pela empresa no primeiro semestre do ano passado, 62% dos brasileiros levariam entre seis e nove meses para retomar as viagens de avião devido a pandemia. Já em um levantamento do Kayak, a maior procura do público para o segundo trimestre de 2021 foi por pousadas.

O aumento das reservas online se repete em outros países da América Latina. No México, o crescimento em junho foi de 306%, uma queda em relação ao mês de maio, que teve 663% de incremento, em comparação com o mesmo período de 2020. Nos demais países da região, como Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Peru, o aumento foi de 346% em junho, e 563% em maio.

“A Covid-19 teve um impacto profundo na indústria hoteleira em todo o mundo e as operações tiveram que ser praticamente suspensas, pois a base de clientes diminuiu consideravelmente. Agora, com a vacinação avançada em grande parte do mundo, podemos ver uma recuperação acelerada. Neste momento, é imprescindível que o setor continue a se adaptar e trabalhar para prestar o serviço de alta qualidade que antes era oferecido, atendendo também às novas necessidades dos consumidores com segurança sanitária e agilidade no cancelamento ou reembolso”, afirma Tiago Cardoso, diretor geral da Criteo na América Latina.

Reservas online: itens de viagem

Outro ponto relevante foi a alta na venda de acessórios de viagem, como malas e bolsas. De acordo com o estudo da Criteo, no Brasil as vendas de bolsas de viagem aumentaram 67% em junho. A compra online de produtos de higiene teve incremento de 51% e a comercialização de pochetes tiveram alta de 101% em maio, frente ao mesmo mês em 2020. No México, a venda de malas aumentou 96% em junho, em relação ao ano anterior.

“Com os brasileiros retomando seus planos de viagem, o aumento das compras relacionadas ao setor indica maior preparação para sair de casa por um período prolongado, movimento ao contrário do que percebemos no ano passado, quando o movimento era para viagens mais curtas, de um dia ou de um fim de semana”, acrescenta o diretor.

(*) Crédito da foto: arthree/Pixabay