Segmento em constante evolução no Brasil, a propriedade compartilhada marca também resultados expressivos para a RCI. No ano passado, a empresa bateu recorde em termos de afiliações, totalizando 22 novos empreendimentos em seu portfólio. O número representa ainda a estreia em destinos até então inexplorados pela intercambiadora.

“2022 foi o melhor ano de toda nossa história, em termos de afiliações”, comemora Fabiana Leite, diretora de Desenvolvimento de Negócios América do Sul da RCI, e coordenadora da Comissão de Propriedade Compartilhada da ADIT. “Com média de crescimento anual entre 5% e 7% na última década, a indústria de propriedade compartilhada está madura e consolidada na América Latina, com perspectivas ainda mais positivas para 2023”, acrescenta.

A executiva, responsável pela gestão dos mercados Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Peru, Venezuela e Uruguai, além do Brasil, reforça que o mercado nacional segue em posição de destaque na região latino-americana e se consolida como o terceiro mais importante mercado para a companhia, atrás, somente, dos Estados Unidos e do México/Caribe.

Dentre os novos destinos, a executiva destaca Maraú (BA); Gravatá (PE); Santana do Livramento (RS); Porto Seguro (BA); Porto de Galinhas (PE); Praia Grande e Ubatuba (SP); Búzios (RJ); Penha (SC) e Pipa (RN).

“Além disso, confirmamos dois projetos The Registry Collection, que são o Own Time Home Club Gramado, em Gramado, no Rio Grande do Sul (RS), e o Casa Búzios, em Búzios, no Rio de Janeiro”, revela Fabiana.

RCI - Fabiana Leite

2022 foi o melhor ano da história, diz Fabiana

Expansão interna

Além das novas afiliações, a RCI também anuncia a abertura de mais 25 salas de vendas, ultrapassando 200 espaços de comercialização de produtos e serviços da intercambiadora. Vale lembrar que a empresa está presente em 78 destinos em 17 estados brasileiros, 110 países e com uma oferta de 4,2 mil opções de meios de hospedagem.

“A possibilidade de ter acesso a diferentes meios de hospedagens em diferentes destinos atrai o consumidor ávido por novas experiências e gera um aumento de demanda que, naturalmente, agrega valor e estimula o crescimento da oferta”, comenta Fabiana, relembrando o estudo Cenário do Desenvolvimento de Multipropriedades no Brasil 2022, desenvolvido pela Caio Calfat Real Estate Consulting.

Mercado brasileiro

Com a difusão do timeshare no Brasil, a RCI eleva sua presença em todas as regiões do país. Na Região Sul, por exemplo, a empresa detém 50 empreendimentos nos três estados e 18 cidades. Somente no Paraná são 17 empreendimentos nas cidades de Curitiba, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Iretama, Itaipulândia, Ribeirão Claro e Sertaneja.

No Rio Grande do Sul, a empresa soma 22 operações e está presente em Bento Gonçalves, Capão da Canoa, Canela, Gramado e Santana do Livramento, que entrou para o portfólio em 2022. Já em Santa Catarina, com 11 afiliados, a RCI atua em Florianópolis, Balneário Camboriú, Bombinhas, Itajaí, Itapema e Penha.

No Nordeste, são 58 empreendimentos em sete dos nove estados e em 27 cidades da região. Em Alagoas, são cinco empreendimentos em Maceió e Barra de São Miguel. Na Bahia, são 12 afiliados em Salvador, Ilhéus, Mata de São João, Itacaré, Porto Seguro, Una e Maraú, que entrou em 2022.

No Ceará, com presenças em Fortaleza, Aquiraz, Beberibe, Camocim, Jericoacoara, Paraipaba e Trairi, são 17 empreendimentos. Paraíba complementa o portfólio com uma propriedade em Pitimbu, enquanto Pernambuco soma sete operações em Ipojuca, Tamandaré, Gravatá e Porto de Galinhas, onde estão dois dos mais novos afiliados.

O estado do Piauí soma duas operações em Luis Correia, e o do Rio Grande do Norte conta com 12 empreendimentos em Natal, Extremoz, Maxaranguape, Tibau do Sul e Pipa, que também se afiliou em 2022. Para fechar a região Nordeste, Sergipe possui dois afiliados em Laranjeiras.

Já no Sudeste, a RCI totaliza 57 empreendimentos nos quatro estados e em 29 cidades da região que, em 2022, contou com estreias em Búzios (RJ), Praia Grande e Ubatuba (SP). Na divisão por estados, no Espírito Santo, há uma operação em Guarapari.

Em Minas Gerais são 10 afiliados em Belo Horizonte, Araxá, Caeté, Fronteira e Poços de Caldas. No Rio de Janeiro, com presença na capital, na Barra do Piraí, em Itaipava, Paraty e em Teresópolis, além de Búzios, são 12 empreendimentos. São Paulo reúne o maior número de afiliados da região: são 34 operações em Álvares Machado, Atibaia, Barretos, Campinas, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Guarujá, Ilhabela, Itu, Olímpia, Pinhalzinho, Praia Grande, Riviera de São Lourenço, Santa Clara D’Oeste, São Sebastião e Ubatuba.

O Centro-Oeste do Brasil é considerado um dos maiores difusores da indústria. Lá a RCI detém 28 afiliados em quatro cidades e em dois estados da região, que são Goiás, com presenças em Caldas Novas (19 empreendimentos), Pirenópolis (duas operações), Rio Quente (seis empreendimentos), e Mato Grosso, com um afiliado na Chapada dos Guimarães.

A presença da RCI no Brasil também é observada no Norte do país, com quatro empreendimentos afiliados no estado do Pará, em Salinópolis.

(*) Crédito das fotos: Divulgação