Anteriormente, os hóspedes de um hotel decidiam o que fazer lendo panfletos no lobby. Mas, com o avanço da tecnologia, pode-se dizer que esses dias acabaram. À medida que cresce a importância das experiências, elas exercem papel fundamental na decisão de compra do hóspede, aponta o Phocuswire.

“Os hotéis vendem principalmente quartos, e é aí que ganham dinheiro. Mas agora, eles estão usando as experiências para se tornarem relevantes no início do processo de compra. É como se convidassem você para o hotel por causa de todas essas experiências que pode realizar lá”, diz Matija Marijan, ex-executivo do Expedia Group e CEO da Turneo.

Matt Goldberg, CEO do Tripadvisor, concordou com a importância do setor, observando que o negócio de experiências da empresa no mercado cresceu 59% no último trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior. “Esta é uma categoria que experimenta crescimento explosivo”, disse ele.

“Vemos isso no mercado global em rápido crescimento, e em nossos próprios números. Estamos vendendo três vezes mais experiências do que antes da pandemia e temos tantos viajantes que nos visitam em busca de experiências, quanto hotéis”, completa.

 

Apostando em experiência

As experiências, há muito tempo, são um dos maiores e mais importantes impulsionadores das viagens e do turismo, representando US$ 253 bilhões em receitas globais em 2019, segundo pesquisa da Phocuswright. Mesmo após a pandemia, quase dois em cada três operadores atingiram ou ultrapassaram os níveis de reservas anteriores à crise sanitária até 2022, em particular na América do Norte e Europa.

O que pode ser novo é a forma como os viajantes priorizam as experiências, e a natureza das atividades que escolhem nas férias. A Mabrian Technologies, empresa especializa em inteligência de viagens e análise de sentimentos, aplicou big data e inteligência artificial para testar a premissa em um relatório no mês passado.

A companhia utilizou a escuta social para analisar mais de 400 milhões de publicações relacionadas com o turismo no Instagram e no Twitter entre o primeiro semestre de 2019 e o mesmo período deste ano. A principal conclusão foi de que as experiências preenchem a lacuna existente nas atividades de viagem convencionais como principal motivação para viajar.

Os dados mostraram que atividades como arte e cultura, vida noturna, entre outras, representaram 60% das postagens relacionadas a viagens em 2019. Em 2023, essas atividades respondiam por apenas 30%. Enquanto isso, posts sobre estilo de vida ativo, alimentação, natureza e bem-estar aumentaram de 40% em 2019 para quase 50% neste ano.

“Fizemos a transição das tradicionais férias costeiras ensolaradas e dos empreendimentos culturais e de compras centrados na cidade para uma busca por experiências que promovam uma conexão com o nosso entorno e com nós mesmos”, disse Carlos Cendra, diretor de marketing da Mabrian.

Goldberg, do Tripadvisor, apontou que os clientes não apenas estão gastando mais em experiências, mas também se divertem fazendo isso. Ele baseia isso em dados do grupo que mostram que a pontuação média das avaliações para a categoria é mais alta do que em qualquer outro quesito em viagens, e os viajantes estão retornando ao site para reservar experiências em volumes cada vez maiores.

Como as mídias sociais moldam as experiências

De acordo com o GetYourGuide, as pessoas sempre quiseram dar prioridade às experiências nas suas decisões de viagem, e simplesmente não tinham acesso conveniente às informações, afirma Emil Martinsek, diretor de Marketing da empresa.

“Agora existem aplicativos que ajudam realmente a descobrir coisas que os viajantes não descobriam de outra forma. Portanto, vemos o que vemos no mercado mais como o cumprimento de uma tendência tecnológica que tem sido apoiada por um desejo cultural de ter experiências como parte central das viagens”, diz.

“Acontece que a nossa capacidade de alcançar essas experiências era muito mais difícil há 15 anos do que é agora. Se você não sabe o que está disponível para você, sua visão de viagem fica limitada”, complementa.

Pensando nessa demanda, o Tripadvisor atualizou seu principal produto de planejamento de viagens, o Trips, com um novo gerador de itinerários alimentado por IA, segundo Goldberg. A ferramenta dá preferências em torno de atividades e experiências com igual destaque durante o planejamento, visando entregar roteiros que se concentram tanto em “o que fazer”, quanto em “para onde ir”.

Dessa forma, as empresas estão focando em aumentar sua presença online, vendendo experiências por diversas plataformas, principalmente em mídias sociais como o Instagram, e também o TikTok, que tem ganhado muita popularidade no setor como ferramenta para oferecer novos destinos e acomodações.

(*) Crédito da foto: dreamypixel/Pixabay