Após um ano de operação, a Pousada Valle Ristretto se consolida na Serra Gaúcha. Localizado em Gramado (RS), o empreendimento de alto padrão mira em casais apaixonados, ofertando exclusividade e contato com a natureza, em linha com algumas das principais tendências para viagens no pós-pandemia. Para entender como se deu o sucesso do hotel em tão curto espaço de tempo, o Hotelier News conversou com Fabiano Dalla Costa, sócio-proprietário da propriedade.

Com diárias médias em torno de R$ 1,1 mil, a Pousada Valle Ristretto já conta com 92% de ocupação média no acumulado do ano, com expectativa de atingir 95% até o final de 2022. “Os hóspedes são predominantemente de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e região metropolitana, mas recebemos estrangeiros com certa frequência, tanto que 2% de todas as reservas são dos Estados Unidos. Gramado finalmente entrou nesse radar e, por conta do câmbio, a diária elevada não impacta tanto no orçamento desse público”, afirma Costa.

Fabiano Dalla Costa

Costa: presença no Instagram foi crucial

Na visão do empresário, o sucesso da pousada está ligado não só ao seu perfil único, mas também à mudança de comportamento do consumidor em função da pandemia. “O consumidor não quer um hotel grande, mas algo mais exclusivo. Temos como outros pontos importantes a localização privilegiada, unindo luxo e conforto com a natureza”, diz Costa. “Além disso, nosso atendimento é 100% humanizado, com pessoas simples e dispostas a conversar, pois percebemos que, depois da pandemia, as pessoas querem desabafar e se sentir acolhidas”, complementa.

Estratégia de distribuição

Já no momento da inauguração, que ocorreu em agosto de 2021, a Pousada Valle Ristretto contou com uma campanha de marketing bastante voltada às redes sociais. “Em primeiro lugar, buscamos os públicos de blogs locais e influencers de Gramado, filtrando e avaliando não só número de seguidores, mas perfil e engajamento desses. Com isso, atingimos rapidamente o público do Instagram, que nos leva a ter 90% de reservas diretas”, explica Costa, que informa que os outros 10% se dividem entre Booking.com e Expedia.

“Para conquistar esse elevado percentual de vendas por canal direto, também investimos mensalmente no impulsionamento no Instagram e Facebook, mesmo durante a alta temporada”, conta. “Observamos que, mesmo que a pousada esteja lotada e não consiga reservar na alta temporada, o cliente guarda a informação sobre a pousada para outras ocasiões ou já marcam estadias antecipadamente”, alega o proprietário.

Estrutura e atrativos

Com mais de R$ 2,5 milhões em investimento divididos entre três sócios (Fabiano, seu irmão e um amigo da família), a Pousada Valle Ristretto conta com seis apartamentos de alto padrão. Cada acomodação é diferente uma da outra, desde decoração e tamanho, até o aroma. A aposta, segundo Costa, é no marketing de diferenciação.

Nos 20 hectares da pousada, o empreendimento dispõe de piscina de borda infinita aquecida, banheiras de hidromassagem na área externa de cada apartamento, trilhas no rio e ao cânion, fazendinha, pomar e horta. Os três últimos, além de permitir interação com o hóspede, fornecem toda a alimentação do hotel de forma orgânica. A gastronomia é tradicional e caseira, não só inspirada na culinária da Itália, mas produzida por interioranos descendentes do país europeu, que incorporam seus conhecimentos trazidos por gerações de suas famílias.

Pousada Valle RIstretto-quarto

Cada apartamento do hotel tem design único

Além de oferecer uma atmosfera romântica e instagramável para momentos a dois, a pousada já recebe casamentos e eventos corporativos. “É nossa estratégia de crescimento atual. Por este motivo, vamos construir um espaço exclusivo para eventos, em especial casamentos”, antecipa Costa.

Fora isso, ele conta que também pretende expandir a oferta de acomodações. “Viajei pela Europa, e principalmente a Itália, país no qual a pousada se inspira, para estudar como ampliar as hospedagens. Pretendemos ampliar no ano que vem, mas ainda queremos manter a exclusividade, ou seja, não será um prédio único, mas como uma pequena vila italiana”, conta o proprietário.

Quanto às perspectivas para 2023, não podiam ser mais otimistas. “Tanto é que estamos pensando em aumentar a capacidade. Para 2023, já estamos com várias reservas para o Dia dos Namorados e datas do mês de julho, que é nossa alta temporada. Recebemos até contato de clientes já buscando reservar para o natal do ano que vem, embora ainda não tenha tarifário”, finaliza Costa.

(*) Crédito das imagens: Divulgação/Pousada Valle Ristretto