Localizada no Centro Histórico de Paraty (RJ), a Pousada Literária acaba de receber um importante reconhecimento de suas ações de sustentabilidade. Pertencente ao Grupo OCanto, a propriedade foi certificada pelo GSTC (Global Sustainable Tourism Council), que reforça o compromisso da empresa com o turismo regenerativo.

“O Brasil é o país mais biodiverso do mundo e tem potencial para ser uma referência em turismo regenerativo. Ao mesmo tempo, é preciso lidar com os desafios climáticos e seus impactos. Neste sentido, temos o compromisso não apenas de levar mais e mais pessoas para os destinos onde estamos presentes, mas de garantir um desenvolvimento equilibrado, sustentável e integrado destes lugares e a valorização das comunidades locais”, diz Pedro Treacher, diretor de Hospitalidade do Grupo OCanto.

O GSTC é uma organização independente que desenvolveu um conjunto de critérios globais para o turismo sustentável, com o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental, social e econômica no setor de viagens. O certificado é um selo de aprovação concedido a destinos, empresas de hotelaria e trades que colocam essas medidas em prática.

A certificação

A certificação GSTC é concedida a organizações que demonstram conformidade com essas regras, que abrangem diversas áreas, entre elas: gestão ambiental, conservação da biodiversidade, respeito às comunidades locais, proteção do patrimônio cultural e apoio econômico local. O certificado considera esses elementos em três pilares, que precisam conversar entre si: evidência documental, estrutura física e treinamento da equipe.

Para receber o reconhecimento, a Pousada Literária passou por um minucioso processo de avaliação, incluindo auditorias locais, revisão de documentação e entrevistas. São mais de 40 critérios, cerca de 160 indicadores e diversos detalhes, com foco no impacto positivo no território no qual está inserida. Uma vez certificadas, as organizações podem exibir o selo GSTC em seus materiais de comunicação, que auxiliam os hóspedes na escolha de opções de turismo mais sustentáveis.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Grupo OCanto