O Grupo OCANTO nasceu da união das pousadas Tutabel, em Trancoso (BA), Trijunção, na divisa entre Goiás, Minas Gerais e Bahia, e Pousada Literária, em Paraty (RJ). Juntas, as três propriedades possuem 57 quartos e uma média anual de 20 mil hóspedes. Com a fusão, o objetivo é dobrar o número de viajantes impactados nos destinos.

De acordo com Pedro Treacher, executivo responsável pela implementação do projeto, a pretensão do grupo é ir além do sustentável. “Não é só sobre zerar o impacto negativo, como no caso do turismo sustentável. Para nós, é sobre gerar impacto positivo a longo prazo com a operação, com ações que ajudem na conservação dos biomas, oferecendo boas oportunidades em cada comunidade, auxiliando no resgate e promoção de manifestações culturais em cada um desses territórios”, afirma em entrevista para o Hotelier News.

Para além do objetivo de regeneração, Treacher enfatiza que o padrão OCANTO é baseado em três pilares. “Primeiro, o atendimento afetivo. Nós queremos que o hóspede se sinta em casa, para então buscarmos ofertar um serviço mais casual, que visa, de fato, conectar o viajante ao local”, conta.

ocanto - 4

 Pousada Trijunção oferece experiências imersivas 

O segundo pilar é a gastronomia. “Buscamos respeitar a tradição gastronômica de cada destino. Por isso, prezamos por ingredientes frescos e locais, de pequenos produtores, e pratos que conversem com a história de cada lugar”. Por fim, outro ponto que merece atenção é o sistema de personalização do Grupo. “Queremos que cada destino seja protagonista da experiência do hóspede, então, cada uma das pousadas é diferente, com suas particularidades. Ainda assim, prezamos pela personalização como forma de fazer com que o viajante, de fato, se sinta em casa”, complementa.

Uma vez que o viajante se hospeda em um destino do Grupo, ele passa a fazer parte de um ecossistema integrado, que visa oferecer experiências cada vez mais pessoais para cada hóspede de acordo com suas preferências. “Temos como objetivo ser uma ponte de conexão entre o cliente e o destino. Ou seja, cuidar da experiência para além das paredes do hotel”, enfatiza Treacher.

O Grupo, nascido em outubro, tem planos longínquos. “Pretendemos anunciar duas novidades no próximo ano. Temos planos para os próximos 10 anos, mas todos serão implementados com cuidado e de forma sustentável. Queremos ter uma presença de longo prazo em cada destino”, afirma o executivo.

Os destinos

A pousada Trijunção, localizada na divisa de Minas Gerais, Bahia e Goiás, foi inaugurada em 2018. O local dispõe de sete suítes e possui mais de 33 mil hectares de remanescentes de Cerrado, cercados de vida silvestre e vegetação nativa. Cerca de 90% da área está destinada a conservação e 10% a produção agrosilvopastoril sustentável.

O empreendimento faz parte de projetos de conservação, desenvolvendo pesquisas em parceria com entidades como Embrapa e Onçafari. Através dessas parcerias, a Trijunção permite que espécies de animais que sofrem o risco de extinção, como o tamanduá-bandeira e o lobo-guará, continuem a viver livres, protegidos e se reproduzindo.

Entre as experiências, um destaque é o Mirante Trijunção, onde o hóspede contempla a divisa entre os três estados.

ocanto - 1

A Pousada Literária une cultura e natureza

Já a Pousada Literária, em Paraty, foi inaugurada em 2013 e possui 27 suítes e villas, distribuídas em um conjunto de casarões coloniais ao redor de um jardim central. A infraestrutura conta com o Spa Poesia L’Occitane e acesso exclusivo ao restaurante Quintal das Letras.

A Fazenda Bananal, Parque Ecológico que faz parte da presença do Grupo em Paraty, realiza um programa de educação socioambiental para alunos da rede pública, em parceria com a prefeitura da cidade, e recebe cerca de 3 mil alunos por ano.

Por fim, a pousada Tutabel, em Trancoso, conta com 18 suítes e está localizada na praia Itapororoca. Inaugurada em 2015, a propriedade faz parte da aliança Futuri, criada pela ONG CI-Brasil (Conservação Internacional-Brasil), que promove práticas ESG no setor de turismo. A Futuri busca a integração entre o trade turístico e a comunidade, promovendo a troca de experiências, a distribuição de renda, a regeneração do meio ambiente e a melhoria na qualidade de vida dos moradores, tudo isso com o apoio de diversos setores, incluindo empresas e governos locais.

Uma das experiências ofertadas pela Tutabel é a observação das estrelas, conduzida por um astrônomo. A infraestrutura conta com piscina, academia, sauna. Além disso, os hóspedes podem, ainda, navegar de caiaque no Rio Brasil.

(*) Crédito da capa: Albori Ribeiro/Divulgação OCANTO

(**) Crédito da foto: Albori Ribeiro/Divulgação OCANTO

(***) Crédito da foto: Ana Andrade/Divulgação OCANTO