Após dois anos de pandemia, os clientes de hotéis estão cada vez mais exigentes quanto à experiência de hospedagem. Pensando nisso, o Paturi Village Hotel e Restaurante, empreendimento fundado em 1955 em Guaratinguetá (SP), está investindo cerca de R$ 500 mil em melhorias estruturais e de serviços, com o intuito de se adequar às novas necessidades do público.

Em entrevista ao Hotelier News, Lucas Nogarotto, gerente geral da propriedade, afirma que o hotel foi vendido pela família dos fundadores Georges e Madeleine Ligot a um pool de investidores, que notaram o potencial do empreendimento. “Antes disso, o hotel havia sido negociado com um grupo atacadista e daria lugar a um empreendimento do ramo, mas a negociação não progrediu”, afirma.

“Hoje, o Paturi Village pertence a quatro investidores, que iniciaram o processo de compra no ano passado e, em fevereiro, bateram o martelo. Assim, a nova gestão iniciou o processo de reforma, revitalização e restauração estrutural. Aqui, costumo dizer que é um processo de implementação quase do zero, já que a família dos fundadores se desfez de muita coisa. Entendemos que um empreendimento antigo como esse precisa ser valorizado e, por isso, estamos apostando nessa renovação e modernização”, completa Nogarotto.

Mudanças

O gerente geral do hotel explica que os chalés estão passando por mudanças para garantir maior conforto dos hóspedes. “Estamos colocando piso laminado de madeira, papel de parede, camas box nos quartos, entre outros pontos. Além disso, a toda a propriedade recebeu uma nova pintura, o pátio foi revitalizado e o paisagismo foi totalmente alterado, dando um ar super agradável ao empreendimento”, pontua.

“Além disso, também estamos investindo fortemente no restaurante, visto que as experiências gastronômicas são nosso carro chefe. A cozinha precisou ser refeita do zero e agora está mais moderna. E o melhor: após a pandemia, conseguimos retomar toda a equipe que dava nome e corpo ao restaurante nos tempos áureos. Já estamos elaborando todo o cardápio, para oferecer aos hóspedes todo esse glamour com ar de modernidade e em breve, o espaço será reaberto. Por enquanto, estamos só com o hotel”, acrescenta.

Paturi Village - Foto_interna

Paturi Village Hotel e Restaurante aposta em renovações estruturais e de serviços

 

A reforma da propriedade foi iniciada em março, e os 44 chalés deverão ser entregues renovados entre junho e julho. Atualmente, o hotel funciona com 26 acomodações operando ainda no modelo antigo, enquanto as demais estão passando por melhorias. Já o restaurante deverá ser reaberto entre julho e agosto. Além disso, todos os demais espaços – piscina, salão de jogos e sala de eventos – também estão passando por renovações.

“Na parte de A&B, estamos planejando oferecer experiências separadas do hotel. Por isso, já existem negociações em andamento para promovermos experiências com vinhos e cervejas especiais, e ainda estudando a possibilidade de abrir uma pizzaria. Quem vier ao Paturi Village poderá experimentar a gastronomia e ainda ter a opção de se hospedar e curtir toda a estrutura do hotel”, ressalta Nogarotto.

“Como nosso espaço é muito grande, também estamos pensando em trabalhar outras opções a médio e longo prazos, como a implementação de vilas com lojas. Vi isso na Bahia e, quando assumi a gerência do empreendimento, sugeri aos novos proprietários”, diz.

O gerente afirma que todos os trabalhadores envolvidos nas obras são da comunidade, reforçando o foco em ESG (Environmental, Social and Governance). “Quando não encontramos essa mão de obra próximo ao hotel, buscamos em bairros ou cidades próximas, para incentivar mesmo. Quanto à cadeia de fornecimento, é a mesma coisa. Sempre priorizamos os locais”, explica.

Indicadores e modernização

Nogarotto salienta que, quando a nova gestão assumiu o Paturi Village, a diária média estava em torno de R$ 104. “Em pouco tempo, conseguimos elevá-la para R$ 210. Essa alta aconteceu devido a algumas mudanças que temos mostrado, como uma melhor experiência no café da manhã, que agora está mais variado e, na parte da noite, estamos oferecendo caldos de cortesia. A ocupação, por sua vez, está se recompondo e, devido às reformas em andamento, está em torno de 20%. Mas estamos otimistas, principalmente porque nosso objetivo é atender a uma demanda mista, de corporativo durante a semana e lazer aos finais de semana”, destaca.

“Já temos um mercado corporativo bem interessante. E, aos finais de semana, as pessoas vêm visitar cidades da região e isso também é uma ótima oportunidade para nós. Na parte de serviços, adquirimos um PMS mais robusto para evitar overbooking e modernizar toda a operação, que era feita no papel. Além desse investimento em tecnologia, também estamos treinando nossa equipe para se adequar a essa mudança”, finaliza o gerente.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Paturi Village Hotel e Restaurante