Sabemos que liderar pessoas nunca foi algo simples, e nesta retomada tem sido ainda mais desafiador, exigindo por parte do líder o desenvolvimento de algumas competências, especialmente ligadas a aspectos comportamentais.

Antes da pandemia já era perceptível que as competências comportamentais, ou seja, as “soft skills” tinham grande relevância em todos os segmentos, especialmente em empresas prestadoras de serviços, como é o caso do Turismo e da Hotelaria.

Nesta área, sabemos que um dos nossos grandes desafios é gerar experiências positivas aos clientes, e isso passa pela forma como as pessoas se comportam nos diversos momentos da verdade que ocorrem durante a jornada deste cliente. E, por sua vez, a forma como os colaboradores se comportam e tratam os clientes está relacionada com a maneira como são geridos e tratados pelas lideranças.

Para reforçar a informação acima, de que as “soft skills” já vinham tendo um destaque em diversos segmentos, cito uma Pesquisa divulgada pela Revista Você SA antes da pandemia, que teve como objetivo entender quais os principais motivos de demissões nas empresas brasileiras. E esta pesquisa revelou que 87% das demissões ocorriam por problemas comportamentais e apenas 13% por problemas técnicos.

Como citei, esta pesquisa foi realizada antes da pandemia, sendo que agora identificamos uma importância ainda maior dos profissionais estarem atentos ao desenvolvimento de competências comportamentais, especialmente os líderes. Pois estes líderes representam a referência e o exemplo para as suas respectivas equipes, sendo que as suas atitudes impactam diretamente no comportamento que a equipe adotará.

O Fórum Econômico Mundial divulgou, em Outubro de 2020, uma lista com 15 competências que serão altamente valorizadas pelo mercado de trabalho até 2025. Selecionei algumas delas, que na minha visão também fazem sentido para as lideranças que atuam no segmento de Turismo e Hotelaria. Confira abaixo:

– Inteligência Emocional: o conceito de inteligência emocional foi popularizado em 1995 pelo psicólogo norte-americano Daniel Goleman e diz respeito a capacidade de lidar com as suas emoções e sentimentos mantendo, a partir disso, relacionamentos mais saudáveis com as outras pessoas. Em um período em que o líder precisa gerir diversos conflitos e lidar com questões emocionais (suas e da equipe) esta competência vem sendo, cada vez mais, essencial;

– Adaptabilidade: vivemos em um cenário de rápidas transformações, portanto a capacidade do líder de se adaptar às mudanças, valorizando os aspectos positivos dos novos cenários que se apresentam é tão importante. Pense na quantidade de mudanças que o segmento de Turismo e Hotelaria passou nos últimos 2 anos e o quanto os profissionais precisaram se adaptar a novas formas de trabalhar e de se relacionar;

– Criatividade: muitas vezes pensamos que para sermos criativos temos que propor algo mirabolante. Mas a criatividade está em pensar de forma diferente e simples frente aos problemas e às situações que se apresentam no dia a dia. Desta forma, procure desenvolver o seu potencial criativo e provoque a geração de ideias por parte da equipe. Quando o líder gera este estímulo e dá abertura para ouvir as ideias da equipe, muitas oportunidades podem surgir, além de contribuir para um ambiente de trabalho mais interessante;

– Trabalho Colaborativo: a colaboração entre os diferentes setores e áreas é o mecanismo que movimenta as empresas de sucesso. O líder deve incentivar que as equipes tenham sinergia, estimulando que as pessoas se ajudem e mantenham o foco no objetivo comum.
Reflita sobre como você está em relação a estas competências.

Procure identificar seus pontos fortes e as suas limitações, estabelecendo um plano de desenvolvimento para seguir em frente, aprendendo e evoluindo constantemente e, claro, fazendo a diferença na vida das pessoas!

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Patrícia Ghisleni é formada Psicologia pela PUC RS. Pós-Graduada em Gestão de Pessoas pela mesma instituição. Também possui formação em “Executive Coaching & Leadership Management”, através do Instituto Crescere Personas (Porto Alegre-RS). É diretora da PATRÍCIA GHISLENI | PROSPECÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS. Atua há mais de 20 anos na área de Recursos Humanos, tendo vivência como executiva em empresas do segmento hoteleiro, bem como no papel de Consultora em organizações de diversos segmentos. Como executiva destaca-se a atuação, até outubro de 2021, como diretora de Gestão de Pessoas na Bourbon Hotéis e Resorts. 

Contato: [email protected]

(*) Crédito da fotos: arquivo pessoal/Patrícia Ghisleni