* De Olinda, Pernambuco

Por Marília Gilka, especialmente para o Hotelier News

FHAN 2021: Patrícia Ghisleni encerra ciclo de palestras

Consultora destaca competências mais valorizadas pelo mercado

Finalizando a terceira edição do FHAN 2021 (Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste), Patrícia Ghisleni, consultora de Prospecção e Desenvolvimento de Talentos, fala sobre o tema Contratação no pós-pandemia: quem vai fazer a diferença?. A profissional levanta quais competências e comportamentos estão sendo valorizados para superar os desafios impostos nesse momento no mercado hoteleiro.

Psicóloga graduada pela PUC-RS e trabalhando há mais de 20 anos na área de Recursos Humanos, mais especificamente em Hotelaria, tendo atuado por mais de 15 anos na rede Bourbon Hotéis e Resorts, Patrícia destaca logo de início a empatia e capacidade de escuta como qualidades importantes procuradas pelos hoteleiros. “Segundo pesquisa da revista Você S.A., antes da pandemia revelou que 87% das demissões no mercado eram por motivo de problemas de comportamento,” revela.

De acordo com a especialista, relatório do Fórum Econômico Mundial publicado em outubro de 2020 revela os seguintes aspectos: adaptabilidade, criatividade, resiliência e inteligência emocional como sendo as qualidades mais requisitadas. Outra pesquisa bem recente, divulgada em outubro deste ano, coloca novamente a adaptabilidade, senso de dono, comunicação e relacionamento interpessoal como os pontos essenciais e mais procurados.

Patrícia reforça que o negócio da hospedagem está atrelado a experiências positivas das vivências do cliente. “Não trabalhamos com produtos palpáveis. A experiência e a sensação são os sentimentos que os hóspedes levam de uma viagem”, afirma.

FHAN 2021 - Palestra_Patrícia_Ghisleni

Patrícia pontuou características a serem reforçadas para garantir o bom atendimento

“O aspecto humano fez falta durante a pandemia, mas ela nos tirou muito do piloto automático,” revela. “Foi preciso criar novos protocolos e procedimentos, olhar mais para as pessoas e atender às novas exigências dos clientes, além de necessidade de adaptar os serviços prestados e promover a multifuncionalidade,” continua.

A psicóloga revela que ter um perfil de curioso, pessoas dispostas e interessadas a aprender e criativos – aqueles que buscam soluções para resolver as situações do dia a dia – são os mais requisitados no momento. Outra competência ressaltada é a comunicação “no sentido de partilhar, não só de falar, mas com o entendimento nos parâmetros que se gostaria”, esclarece. Lembrando a importância dos comportamentos no processo de se comunicar, ela pontua outros aspectos importantes.

“Temos que ter atenção à comunicação não-verbal. Só 7% do que dissemos está nas palavras, 38% está no tom de voz usado e 55% é expressão corporal”, compartilha.

A inteligência emocional também é reforçada como essencial no profissional do ramo. “Hotelaria é lidar com as emoções do hóspede e situações de conflito o tempo todo”, lembra. “Atender aos aspectos técnicos é importante, mas o emocional/comportamental é uma das mais relevantes para manter o colaborador no cargo”, finaliza.

O trabalho colaborativo também é lembrado como fundamental, mas também, a conexão com os valores da empresa e o gosto por lidar com pessoas, por ser inerente ao segmento da hospitalidade. “Olhar a contratação no sentido de diversidade também é de suma importância”, conclui.


Fontes de energia alternativa é tema de segunda palestra

Gilberto Vasconcelos reforça as vantagens do investimento

Seguindo com a programação do último dia do FHAN 2021 (Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste), Gilberto Vasconcelos, CCO da Solar Americas Capital Limited, fala a respeito de Novas Fontes de Energia. Como consultor na área hoteleira, Vasconcelos destaca o impacto da pandemia e dos custos de energia na indústria hoteleira no período atual. A crise energética brasileira, segundo ele, se deu devido à escassez de chuvas, gestão ineficiente, além do aquecimento global e alta emissão de carbono no meio ambiente, fatores responsáveis pelo aumento exponencial dos custos. O palestrante alerta ainda para a incidência de apagões, o que pode comprometer o fornecimento dos serviços no caso de um hotel.

Levantando o dado de que 65,2% da matriz energética brasileira é hidráulica, enquanto a energia eólica é responsável por apenas 8,8% e a, solar 1,7%, Vasconcelos reforça a importância de diversificar as fontes de energia e, assim, diminuir a dependência de chuvas e energia hidroelétrica e, consequentemente, melhorando a precificação.

“Especialmente no Nordeste, poderíamos aproveitar melhor o vento e o sol para o fornecimento de energia”, afirma o palestrante, reforçando que o uso de fontes renováveis é uma realidade cada vez mais comum em diversos empreendimentos. Apesar de apontar desvantagens como custo de implantação da energia eólica, necessidade de grande área para instalação e impacto visual e sonoro, Vasconcelos ainda recomenda o uso.

FHAN 2021 - Palestra_Gilberto_Vasconcelos

Vasconcelos fala dos benefícios da utilização de fontes renováveis de energia

Em se tratando de uso de biomassa, ele aponta como vantagens o reaproveitamento de resíduos orgânicos e geração de poucos poluentes. Em contrapartida, apresenta alto custo e eficiência reduzida. “No setor hoteleiro não considero muito vantajoso”, alerta.

Já a energia solar é indicada pelo especialista pela facilidade de implantação e relação custo x benefício. “O porte da empresa não importa. A ideia de que só se pode usar placas no telhado das casas já não se usa mais. Você pode criar sua usina, produzir a energia e injetar no seu estabelecimento”, explica. “Os contratos ao longo dos anos vão permanecer com o mesmo custo sendo corrigido apenas pelo índice de inflação, o que é uma grande vantagem”, conta.

“Dessa forma, o seu empreendimento não fica sujeito aos aumentos da energia aplicados pelas concessionárias tradicionais”, completa.

Além disso, Vasconcelos apontou que o uso da energia fotovoltaica diminui os impactos ambientais, pois é totalmente verde e renovável. “Você se torna um autoprodutor de energia e a relação é de arrendamento, não tendo incidência de ICMS”, relata. “Ainda pode gerar lucro, em caso de produzir energia sobressalente”, reforça.

“O apelo da crescente onda de procura por empresas ambientalmente sustentáveis para os clientes também é forte, o que também justifica o investimento”, conclui.


Jorge Muniz discute LGPD no último dia do evento

O profissional alertou sobre a importância das empresas se adequarem à Lei

O último dia da terceira edição do FHAN 2021 (Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste) no Centro de Convenções de Pernambuco – dentro da programação especial da HFN (Hotel & Food Nordeste) – acontece palestra com Jorge Muniz, CEO da Web Security Consultoria e co-fundador da LGPD Inclusiva, sobre Benefícios da adequação à Lei Geral de Proteção de Dados. Em seguida, Gilberto Vasconcelos , CCO da Solar Americas Capital Limited, participa ministrando acerca do tema Novas Fontes de Energia. O ciclo de palestras de hoje (5) encerra com Patricia Ghisleni, consultora de Prospecção e Desenvolvimento de Talentos, dissertando sobre o tema Contratação no pós-pandemia. Quem vai fazer a diferença?.

Com certificações internacionais e coordenador do Comitê de Segurança da Informação da ANPPD (Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados), Muniz reforça a importância de se atentar à LGPD independente do tamanho da empresa.

“Independentemente do número de apartamentos do seu negócio, é preciso estar adequado à lei dos dados”, reforça. O palestrante demonstra em vídeo uma reflexão sobre como estão usando as informações em estabelecimentos e citou como exemplo uma farmácia onde a prática de uso do CPF já está normalizada. E questiona: “Será que é preciso coletar todos os dados da ficha de inscrição dos hóspedes? É preciso rever se todos os dados são necessários, pois quanto mais dados, mais você precisa ter segurança deles”, alerta.

Muniz destaca, na FHAN 2021, que só a partir de 1º de agosto deste ano as leis começaram a vigorar. “A lei veio ensinar como lidar com os dados e é possível ganhar dinheiro se adequando a LGPD”, destaca. Além disso, ressalta que a lei vai entrar na Constituição Federal. “E os consumidores vão começar a deixar de se hospedar, caso não estejam adequados à Lei Geral de Proteção de Dados”, afirma. “Quais as vulnerabilidades que os hotéis estão passando nesse momento?”, reflete confirmando o perigo que os empreendimentos podem correr.

“Quando há vazamento de dados sem você faturar, o prejuízo é grande. O IFood foi uma empresa que passou por isso recentemente”, destaca.

FHAN 2021 - Palestra_Jorge_Muniz

Para Muniz, adequação à LGPD tem papel fundamental na retomada da hotelaria

O especialista ainda atenta para medidas de prevenção em caso de necessidade. “Se o seu sistema parar agora, vocês estão preparados para continuar a funcionar? Como reagir para a continuidade dos negócios?”, provoca. “Sem o consentimento do hóspede eu não posso mandar nada para ele. É preciso saber que quando um cliente dá uma permissão, ele pode revogar essa autorização a qualquer momento”, declara.

“Medidas de segurança não se trata só de ter antivírus nos computadores. É preciso saber quem pode acessar e quais os dados”, completa. Segundo Muniz, as redes Wi-Fi e aplicativos são portas abertas para uma pessoa indevida acessar os seus dados. “Não temos cultura de Segurança da Informação no nosso país”, conclui.

Para mudar a cultura organizacional, o CEO aconselha: “O foco precisa começar no treinamento dos colaboradores e isso precisa ser contínuo”. Além disso, o mapeamento de processos, identificação dos riscos externos e internos, além da segurança do site, são apontados como essenciais pelo palestrante. “O hóspede quer viver experiências únicas e precisa se sentir seguro”, finaliza.

O FHAN 2021  é uma realização da ABIH-PE (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco) sob curadoria do Hotelier News e da Escola para Resultados.

(*) A reportagem do Hotelier News viaja a Olinda a convite da HFN 

(*) Crédito das fotos: Peter Kutuchian/Hotelier News