Existem alguns destinos que, mesmo consolidados, não deixam de ser objeto de desejo do turista. Porto Seguro é um exemplo, pois o município baiano, além de oferecer praias de águas calmas e um agradável vento típico do Nordeste, também possibilita o contato com a cultura brasileira em sua forma mais tradicional. Localizado na Praia do Mutá, o Ondas Praia Resort é uma união de todos os atrativos que a cidade disponibiliza.

Aberto em abril de 2021, o empreendimento de multipropriedade da WAM Hotéis ressalta o modo de vida baiano no detalhe. Seja na culinária, no atendimento ou no entretenimento. Construído a 12 quilômetros (km) do centro de Porto Seguro, o Ondas Praia Resort também possui íntima ligação com as comunidades indígenas locais, promovendo conexão entre hóspedes, turistas e os povos originários da região.

“A Praia do Mutá é a melhor praia de Porto Seguro. O Ondas Praia Resort está com um equipamento recente, excelente e completo para toda a família”, comenta Walter Luiz, gerente geral do resort.

Composto por três piscinas, parque aquático, academia, espaço kids, quadra poliesportiva, sala multiuso, cinema, pista de cooper, boutique e playground, o resort busca atender todas as necessidades dos hóspedes e cotistas dentro do próprio empreendimento.

Hospedagem e gastronomia

No total, são 484 apartamentos, com metragens a partir de 44,5 metros quadrados (m²), distribuídos em três blocos e capacidade para receber famílias de até cinco pessoas. As acomodações são equipadas com ar condicionado, Smart Tv com 46 canais, cama king size e de solteiro, sofá, frigobar, microondas e mesa.

Com uma gastronomia variada, o Ondas Praia Resort oferece diferentes pontos de venda como o Restaurante Porto Seguro, Bar Hayô, Bar Cabrália, Café Muta, sorveteria, Pizzaria Patxohã e a cabana de praia Kaxynawã Ondas Bar e Mar.

O Restaurante Porto Seguro comporta até 300 pessoas e serve café da manhã, almoço e jantar. Os bares são focados em drinks e petiscos, enquanto o Café Muta conta com um menu premium com pratos como moqueca com lagosta, peixe agulhinha e manjubinha. O resort também trabalha com noites temáticas, como a baiana, italiana e as feijoadas aos sábados.

A cabana Kaxynawã funciona das 10h às 17h, com opções de fritos e assados e estrutura completa para atender aos hóspedes na Praia do Mutá. “É uma cabana preparada com todo o conforto, com culinária com pratos típicos e luaus às segundas-feiras e quintas-feiras”, acrescenta Luiz.

Entretenimento com viés cultural

A cultura Pataxó pode ser vista em diferentes elementos do resort, como na decoração do lobby e restaurante, bem como no nome da pizzaria. Às quartas-feiras, o Ondas Praia Resort recebe um grupo indígena para uma apresentação de dança e interação com os hóspedes.

Aproveitando nossa passagem por Porto Seguro, a reportagem do Hotelier News foi conhecer a Reserva Indígena da Jaqueira, fundada em 1997 por três mulheres. O acesso fica entre Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália, devidamente sinalizado. Quem nos recebeu foi Nitynawã, uma das lideranças da aldeia, que compartilhou a história da reserva e explicou como funciona a visitação.

“O principal objetivo da aldeia é preservar 820 hectares de mata, sendo 40% dela formada por floresta primária, além de fortalecer nossa cultura com cânticos, danças, cerimônias e pinturas. Aqui, temos espaço para vivenciar nossa tradição com fogueiras, histórias e o conhecimento da medicina”, explica Nitynawã.

Até 2014, mais de 90% da visitação da Jaqueira era composta por estrangeiros, mas de acordo com a líder o fluxo de turismo cresceu de alguns anos para cá. Ela também reforça a importância dos visitantes para a preservação da mata e sobrevivência da comunidade. “Essa mata está preservada porque vocês têm nos ajudado. As visitas nos ajudam na educação, preservação e na nossa sobrevivência”.

Os visitantes têm três opções de experiência: uma de três horas, outra para passar o dia ou dormir na reserva. O roteiro engloba contação de histórias, fogueira, visita a casa do pajé, palestra com o cacique, pintura, arco e flecha e refeições típicas.

“Estamos localizado em uma área de preservação e no entorno temos 12 aldeias. Entre as várias comunidades que temos por aqui, a Reserva Indígena da Jaqueira se destaca por contar com uma estrutura adequada de atendimento ao turista e ao visitante. É uma comunidade com mais de 20 anos de tradição que oferece uma experiência completa com a cultura indígena local”, conta o gerente.

Confira todos os detalhes do Ondas Praia Resort no Hotel In loco:

 

(*) Crédito das imagens: Peter Kutuchian e Nayara Matteis/Hotelier News