A vista para os cânions do Parque Nacional de Aparados da Serra, na Serra do Faxinal, em Santa Catarina, é um cenário contemplativo. E a Morada dos Canyons entendeu que sua privilegiada localização pedia por uma oferta de bem-estar à altura da natureza em seu entorno. De olho em novos nichos de mercado, o empreendimento fez investimentos robustos em sua estrutura, visando agregar valor à experiência do hóspede.

Há dois anos, a propriedade membro da Associação de Hotéis Roteiros de Charme criou uma sala de massagem — sua primeira iniciativa para oferta de wellness. O pequeno espaço foi um investimento piloto para compreender qual era a demanda por esse tipo de serviço. E a resposta veio.

Com previsão de abertura para março deste ano, a Morada dos Canyons apresenta seu centro de relaxamento — que vai muito além de saunas e salas de massagem. Batizado de Morada SPA, o espaço contou com aporte de R$ 10 milhões e dois anos e meio de obras.

Tiago Marcelino, sócio-diretor do empreendimento, explica que a estrutura de bem-estar ainda era uma carência do hotel. Tratando-se de uma propriedade de alto padrão, a Morada dos Canyons enfim viu espaço para investir no segmento. “Nos últimos anos, priorizamos outras coisas, como piscina, sala de jogos e restaurante”, explica.

Muito além de uma demanda do público, o Morada SPA faz parte de uma visão de mercado da propriedade. Marcelino revela que a Morada dos Canyons busca atingir uma parcela de clientes que procuram por experiências significativas, com foco em bem-estar. “Não estamos buscando uma classe social determinada, pois nossa demanda é ampla. Queremos receber pessoas que desejam uma hospedagem diferente, com qualidade e relaxamento”.

Atualmente, os principais mercados emissores de hóspedes do Morada dos Canyons são: Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Rio de Janeiro.

Morada dos Canyons - Tiago Marcelino

Ajustes de preços ficarão para 2025, diz Marcelino

Bem-estar para hóspedes e passantes

O Morada SPA será aberto ao público externo, principalmente casais. A restrição do espaço é apenas de idade, com experiências para clientes a partir dos 14 anos. Marcelino projeta que os não hóspedes venham a responder por 30% da ocupação do spa.

Para quem estiver hospedado, o passe é livre para uso da estrutura. Todavia, os pacotes de tratamentos são cobrados à parte. “Esperamos elevar nosso faturamento bruto em 20% em 2024. Em um primeiro momento, não vamos fazer ajustes na diária média. Nossa estratégia é aguardar a resposta do cliente para projetar esse incremento em 2025”, diz o executivo.

Com 60 profissionais em seu quadro de colaboradores, a Morada dos Canyons espera adicionar mais 15 funcionários para atender às demandas do Morada SPA. Até o momento, o hotel realizou 10 novas contratações.

“Em uma região de interior como a nossa é quase impossível encontrar mão de obra especializada. Por isso, realizamos treinamentos e capacitações com uma pessoa de São Paulo para dar uma visão geral do spa e seus tratamentos”, salienta Marcelino.

Estrutura

Localizado entre os chalés e as casas de campo da Morada dos Canyons, o projeto foi construído em uma área de 1,7 mil metros quadrados (m²), com oferta de salas de massagem, saunas, biblioteca, banheiras de imersão, jardim de inverno, academia, restaurante, piscinas, além de três suítes que completam o portfólio de acomodações.

O projeto arquitetônico foi assinado por Sabrina Barros, com o apoio da profissional especializada em spa, Ana Carolina de Simone e Ana Paula Pelegrini, que será responsável pela consultoria de terapias e tratamentos.

(*) Crédito das fotos: Maikol Nack/Morada dos Canyons