Foram sete dias de visitas técnicas, atividades e muitas referências para o turismo brasileiro. A primeira edição da Missão Dubai, realizada entre 12 e 18 de novembro, serviu de inspiração para o mercado de luxo tupiniquim, colaborando com insights para o setor hoteleiro em quesitos como hospitalidade, tecnologia, atendimento e sustentabilidade.

Promovida pela Experiencialize, em parceria com a HotelConsult e o Hotelier News, a expedição passou também por Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos e outra referência em turismo de luxo. O grupo de oito hoteleiros visitou empreendimentos, pontos turísticos, shoppings e restaurantes.

Para Lucila Quintino, CEO da HotelConsult, a viagem abriu a mente dos hoteleiros para novas possibilidades de como pensar a hospitalidade no Brasil. “A Missão Dubai nos trouxe muitas reflexões sobre temas como o tamanho dos hotéis e projetos arquitetônicos, pois os empreendimentos lá são totalmente fora da caixa”.

“Fomos em um grupo bem seleto, com o objetivo de absorver aprendizados práticos de gestão hoteleira. Trouxemos referências nas áreas comercial, de gestão de pessoas, inovação e experiência do cliente. Muitas vezes ficamos limitados ao mercado brasileiro e enxergar essas possibilidades nos gerou novas inspirações”, comenta Manoel Carlos Júnior, CEO da Experiencialize.

Missão Dubai - hotel

Atlantis The Royal

RH, ESG e tecnologia

Outro ponto alto da experiência foi a diversidade nas equipes. Com uma hotelaria composta, em sua maioria, por estrangeiros, Dubai goza de uma mão de obra plural, mas sem perder a qualidade do atendimento. “É possível atuar no luxo, mesmo em alto volume. Um dos hotéis que visitamos tinha seu quadro de funcionários composto por 60 nacionalidades diferentes, o que exige muito mais das lideranças”, salienta Lucila.

E o segredo para o atendimento é um só: treinamentos. “Exploramos muito a questão da gestão de pessoas e como fazê-la com uma equipe tão diversa. O atendimento é impecável e a resposta foi unânime sobre os treinamentos. É o primeiro item da lista no desenvolvimento de times”, acrescenta a executiva.

E como um dos destinos mais luxuosos do mundo, é claro que a tecnologia não poderia ficar de fora. “Observamos o uso da tecnologia em todos os momentos: no check-in, entrada na UH, wi-fi, uso de comandas eletrônicas, entre outros pontos. Dubai recebe muitos turistas a negócios, o que torna esse quesito ainda mais importante”, avalia Lucila.

Como uma cidade futurista, a sustentabilidade é uma das premissas de Dubai. Pilar de todos os hotéis visitados, o ESG está presente nos detalhes do turismo e da hotelaria. “É uma máxima em Dubai. Principalmente a questão do meio ambiente é tratada com muito carinho, na reciclagem, separação do lixo, materiais utilizados. Não adianta se vender como um destino evoluído e não pensar nesse tipo de iniciativa”, diz a executiva.

Entre todos os aprendizados, Júnior destaca a mudança de mindset como a mais relevante. “As referências mudam, você passa a pensar maior. Olhar para fora permite ao hoteleiro ver que ele pode muito mais em termos de projetos, atendimento e carreira internacional”.

Itinerário

Durante os sete dias, a Missão Dubai visitou os hotéis:

  • The Address Marina Dubai
  • Atlantis The Royal
  • Saadiyat Rotana Resort
  • Emirates Palace
  • Burj Al Arab
  • Bab al Shams

O roteiro ainda contou com visitas ao The View, The Frame, Dubai Mall, Louvre Abu Dhabi, mesquita do Sheikh Zayed, entre outras experiências.

Para 2024, Júnior já está estudando novos roteiros em outros destinos. “Queremos dar continuidade às expedições e visitas técnicas. Outros destinos, como Singapura, Suíça, França e Itália podem nos trazer boas referências em hospitalidade”.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Hotel Consult