As conversões de hotéis continuam a ter impulso real na América Latina e Caribe e, nos últimos anos, tornaram-se um fator importante para o crescimento da Marriott International. Hoteleiros e investidores estão aproveitando a eficiência e vantagens de renovar e renomear propriedades existentes, expandindo a abrangência do portfólio da rede, composto por 31 marcas globais.

Segundo dados da Lodging Econometrics, o pipeline de conversões de marcas na América Latina saltou 22% no primeiro trimestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando 87 projetos e 9.464 quartos. Os dados da Marriott acompanham as tendências globais, com um primeiro trimestre de atividade de conversão saudável, respondendo por 29% dos quartos assinados e 25% das acomodações abertas pela empresa globalmente.

A rede tem impulsionado seu crescimento orgânico com maior atividade de conversão. A empresa adicionou quase 17,5 mil quartos convertidos em 2022 e assinou 20,5 mil UHs, aproximadamente 20% das UHs assinadas globalmente no ano passado, e continuou a ver forte impulso no espaço graças à sua ampla gama de marcas favoráveis à conversão em diversos segmentos, incluindo The Luxury Collection, Autograph Collection, Hotel Tribute Portfolio, Delta Hotels e Four Points by Sheraton, aponta o Hospitality Net.

Expansão

No Caribe e na América Latina, mais de 50% das contratações de quartos da Marriott foram conversões em 2022. No primeiro trimestre do ano, a região tinha mais de 3 mil quartos em processos de conversão, aproveitando o sucesso da estratégia da empresa. “Proprietários de hotéis, investidores e desenvolvedores são atraídos pelas oportunidades de conversão de marca da Marriott International por uma série de razões”, diz Walter Regidor, vice-presidente de Desenvolvimento da rede na América Latina e Caribe.

“Para hoteleiros independentes, adicionar uma propriedade existente ao nosso portfólio fornece acesso às nossas plataformas de fidelidade, distribuição e marketing, além de nossa organização global de vendas e reservas diretas com nosso baixo custo de aquisição de clientes. Os proprietários também têm a oportunidade de ver possíveis economias de custo conectando-se ao ecossistema da Marriott, incluindo nossos programas digitais de inovação, que podem ajudar a melhorar a visibilidade de um empreendimento e posicioná-lo para ocupação potencialmente mais alta”, completa.

Juntar-se à Marriott também permite que os proprietários aproveitem o Marriott Bonvoy, programa de viagens e mercado com 182 milhões de membros em todo o mundo. Exemplos de conversões recentes da rede na América Latina e Caribe incluem o JW Marriott São Paulo, que recebeu seus primeiros hóspedes em 2022 como a primeira propriedade de luxo da rede na maior metrópole do Brasil.

Outro destaque na região é o The Westin Porto de Galinhas (PE), que abriu as portas no ano passado após passar por extensa reforma, se tornando o primeiro hotel com a bandeira Westin no Brasil. Além disso, a Marriott também realizou conversões importantes na República Dominicana. As conversões são vistas como vantajosas para o proprietário e para a marca, alinhando os planos de expansão com as preocupações de custo, prazo e risco.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Marriott International