As viagens de luxo estão em fase de retomada, com turistas endinheirados prontos para gastar em voos, acomodações e experiências. De olho na recuperação do segmento que liderou o retorno do turismo, a Marriott International redefine sua oferta, prezando por conexão, bem-estar e autenticidade.

O consumidor de alto padrão reformulou suas prioridades, deixando a ostentação de lado para dar lugar a maior conexão com os destinos e exploração de suas culturas. No Caribe e América Latina, a Marriott vem se mostrando pronta para atender às novas demandas desse exigente público. Com uma taxa de câmbio atrativa, variedade de destinos e riqueza cultural fazem da região parte estratégica para o crescimento do grupo.

Segundo divulgado pelo Skift, 10% do portfólio global de luxo da empresa está situado na região, totalizando 62 propriedades de marcas como The Ritz-Carlton, Ritz-Carlton Reserve, St. Regis Hotels & Resorts, The Luxury Collection, JW Marriott e W Hotels. E a previsão é que a oferta aumente, com mais unidades a caminho.

Ainda que cada empreendimento interprete o luxo à sua maneira, insights de preferências de membros do Marriott Bonvoy influenciaram a expansão do segmento dentro do leque de propriedades da rede. O feedback dos clientes acelerou a adaptação da marca ao mercado e deu à Marriott a oportunidade de se diferenciar, personalizando ofertas e aproveitando relacionamentos regionais para desenvolver experiências que se alinham às tendências desse nicho, como sua recente entrada no segmento all inclusive.

Luxo com propósito

A rede entendeu que o luxo deixou de estar simplesmente atrelado à riqueza para se conectar com experiências mais significativas. Portanto, oferecer vivências dessa natureza se tornou parte fundamental de uma hospedagem de alto padrão genuína.

“Ao examinar esse novo ethos, vimos uma apreciação e desejo renovados pelo extraordinário, para reservar tempo para viagens de lista de desejos e para experiências sob medida, desde ofertas autênticas de destinos a spa, comida e bebida”, afirma Diana Plazas-Trowbridge, diretora de Vendas e Marketing para o Caribe e América Latina.

“Aproveitar a oportunidade de viajar além da norma e explorar um local e sua cultura mais profundamente é uma prioridade. Temos a sorte de ter um portfólio excepcional de marcas, juntamente com fortes relacionamentos locais para oferecer pontos de contato culturais, cumprir as promessas da marca e superar as altas expectativas desse viajante renovado”, acrescenta a executiva.

O fator cosmopolita

Enquanto destinos populares como Antígua e Barbuda, Barbados, República Dominicana, Jamaica e Santa Lúcia continuam em alta demanda, uma definição alternativa de luxo está surgindo em destinos cosmopolitas como São Paulo, Bogotá, Cusco e Cidade do México. Em vez de viajar para a Europa, o turista percebeu que pode experimentar hospedagens e viagens semelhantes no Caribe e América Latina.

“À medida que os viajantes luxuosos repensam os destinos e a exploração cultural mais profundamente, os benefícios de visitar nossas propriedades no Caribe e na América Latina se tornam cada vez mais persuasivos”, diz a diretora. “Da variedade de culinárias na Cidade do México, à história de Machu Picchu, no Peru, ao esqui durante o verão americano no Chile e na Argentina, ou visitando belas praias o ano todo no Caribe, México ou Costa Rica, os viajantes podem mergulhar e voltar para casa sentindo-se mais aventureiro e enriquecido.”

O efeito da fidelidade

O Marriott Bonvoy é um trunfo da rede, uma vez que o premiado clube de fidelidade disponibiliza importantes diretrizes para entregar serviços que atendem necessidades antecipadas e personalizadas. Os membros podem interagir com as equipes por meio de um aplicativo antes do check-in, compartilhar informações e dados, etc.

A associação ao programa de fidelidade também oferece acesso a novos destinos e experiências. O resgate de pontos é muito popular em todo o portfólio, e agora o Marriott Bonvoy foi estendido para os dois resorts Ritz-Carlton Reserve da região: Dorado Beach, em Porto Rico, e Zadún em Los Cabos, México.

Entrando em uma era de crescimento

Ao reavaliar o que são as viagens de luxo hoje, desde relacionamentos, preferências e fidelidade, as marcas Marriott conseguiram repensar suas propostas de valor para causar impacto com a exploração regional. Para oferecer continuamente experiências personalizadas aos hóspedes em grande escala, a rede planeja construir relacionamentos locais com marcas e experiências alinhadas.

“Um forte exemplo é o St. Regis Bahia Beach Resort, em Porto Rico, onde os hóspedes podem explorar seu amplo cenário natural por meio de experiências de observação de pássaros guiadas por naturalistas, passeios de caiaque e oportunidades de aprendizado do ecossistema. Eles podem até apoiar um resgate de cães, pois o hotel trabalha com uma companhia aérea para facilitar o processo de transporte de cães resgatados de volta ao continente americano”, ressalta Diana.

À medida que sua presença de luxo na região continua a crescer – com as recentes inaugurações do JW Marriott em Guadalajara e São Paulo, e os próximos desenvolvimentos na Riviera Maya, incluindo The St. Regis Kanai Resort e The Riviera Maya Edition em Kanai – a Marriott continuará trabalhando com proprietários e parceiros de franquia para atender às crescentes expectativas dos hóspedes de alto padrão.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Marriott International