De acordo com pesquisa realizada pela HRS em parceria com a GBTA na Europa e América do Norte, 95% dos líderes de viagens corporativas têm priorizado hotéis “verdes”. O resultado reforça a sustentabilidade como fator chave para influenciar onde viajantes de negócios podem decidir dormir quando estiverem na estrada em 2023, aponta o Hospitality Net. Tendência global, esse comportamento também se reflete na realidade brasileira.

Os dados do levantamento mostram que quase dois terços (65%) dos entrevistados dizem priorizar hotéis que obtiveram certificações de sustentabilidade. Além disso, mais da metade (59%) disseram que elevariam esses empreendimentos em suas soluções corporativas de reservas online.

Quase metade dos entrevistados (48%) disse que executivos e líderes sêniores têm mais influência nos esforços de sustentabilidade das empresas. Os europeus (78%) estão mais propensos a apresentar hotéis com credenciais verdes do que os norte-americanos (61%). O relatório diz que mais de um terço (36%) dizem que as considerações de sustentabilidade terão impacto de moderado a grande nas escolhas dos hotéis, e outros 36% afirmam que iniciativas sustentáveis têm menor impacto, enquanto 28% pontuam que não são impactados.

“A megatendência global da sustentabilidade está se acelerando nas discussões cotidianas, reformulando as prioridades dos programas de hospedagem corporativa. Vemos isso hoje por meio da tração da Green Stay Iniciative, que agora tem hotéis representando mais de 440 marcas em 170 países participantes. É encorajador ver líderes de programas corporativos e fornecedores de hotéis aproveitarem a tecnologia para apoiar essa causa importante”, destaca Martin Biermann, CPO da HRS e membro do Conselho de Liderança de Sustentabilidade da GBTA.

“Com as viagens corporativas voltando em ritmo acelerado, é vital que todos os participantes do setor compreendam as mudanças duradouras nas compras e reservas de hotéis, que são impulsionadas pelas considerações de sustentabilidade”, acrescenta Delphine Millot, vice-presidente sênior de Sustentabilidade da GBTA.

Realidade brasileira

Segundo levantamento da Booking.com, 96% dos brasileiros estão priorizando viagens mais sustentáveis, acreditando que elas são essenciais, tanto na demanda de lazer, quanto na de negócios. Na lista dos países consultados pela empresa, o Brasil ficou em terceiro lugar entre os que mais valorizam a pauta, empatado com México e Colômbia.

Com o intuito de atender a esta demanda, diversos hotéis e grupos hoteleiros estão aderindo à agenda ESG (Environmental, Social and Governance), que inclui esforços em sustentabilidade. É o caso do Grupo La Torre, que tem promovido diversas ações de preservação do meio ambiente, como redução da pegada de carbono e diminuição do uso de plástico.

A Marriott International também divulgou um relatório recentemente, reportando os esforços que têm realizado neste sentido. Entre os principais, estão o objetivo de zerar a emissão de gases de feito estufa até 2050 e ações de proteção ambiental envolvendo a comunidade.

(*) Crédito da foto: Noah Buscher/Unsplash