Pmweb-logo

Se 2022 era esperado como o ano da retomada oficial do turismo, 2023 vem para marcar um período de expectativas altas para o setor hoteleiro. Faltando menos de três meses para o novo ano e com uma Black Friday se aproximando, as oportunidades de inovar e aumentar a receita do seu hotel começam a se consolidar desde agora. Pensando em ajudar hotéis que buscam um 2023 de sucesso, a Letsbook preparou uma lista com insights para as oportunidades que estão por vir.

São três dicas baseadas na análise do comportamento de viajantes e com foco nas características de 2023 para alavancar suas vendas e estabelecer um relacionamento mais próximo com seu cliente final.

Insights

Abaixo, você confere insights para os hotéis ficarem atentos no próximo ano:

1. Personalização das viagens em alta

Seu hotel conhece bem a base de clientes e suas preferências? Se a resposta for não, está na hora de mudar!

No cenário atual, percebe-se uma centralização no viajante e em suas particularidades. Quanto mais única e exclusiva a estada, maiores são as chances de fidelizar o seu público.

Em uma pesquisa realizada pela Accenture, cerca de 91% dos consumidores relataram que estão mais dispostos a consumir produtos de marcas que oferecem recomendações relevantes para o seu perfil. Portanto, investir e trabalhar com pesquisas e tecnologias que possibilitem entender mais o comportamento de consumo do seu cliente é essencial para 2023. Com os dados de comportamento do seu lado, você poderá promover experiências estratégicas para fortalecer o relacionamento e aumentar as chances de conversão.

2. Foco nas viagens em família

Tenha em mente se o seu negócio está preparado para receber diversas gerações na mesma hospedagem, afinal a viagem em família é tendência.

Em um estudo realizado pela American Express no segmento de Travel, 76% dos participantes afirmaram que estão considerando viajar mais em família e 58% concordam que estão mais interessados em viajar com a família multigeracional. Pensando nisso, é importante que todas as interfaces do hotel estejam preparadas para atender a demanda de diversas gerações que passarão a viajar juntas.

Nesse cenário se enquadram desde programação para toda a família, até as facilidade nas acomodações que permitem o uso completo de todos os hóspedes.

Expor esses diferenciais em sua comunicação e pensar em uma programação que abrange tanto momentos em família, quanto momentos de relaxamento e diversão para cada faixa etária, é um insight valioso para hotéis focados nesse público.

3. Aposte na criatividade em hotéis urbanos

Um dos segmentos que mais foram impactados pela pandemia foram os hotéis urbanos. Para acelerar a recuperação desse ramo, o foco está na reinvenção de modelos tradicionais e uma das apostas é em experiências diferenciadas para atrair o público.

Piscinas, SPAs e restaurantes têm se mostrado fortes parceiros nesse cenário e, falando em parceria, uma das dicas é se vincular a alguns programas culturais da cidade para agregar valor em sua hospedagem. Um case de sucesso nesse cenário é de um hotel em Boston, nos Estados Unidos, que criou pacotes envolvendo além da acomodação, visitas a museus com curadores e roteiros gastronômicos pela cidade com um crítico. Pensar em colaborações e explorar os diferenciais do destino são tendências para 2023.

Ou seja, mesmo que alguns hotéis urbanos não tenham uma estrutura de lazer, ainda assim é possível criar parcerias que transformem o empreendimento em um facilitador para experiências completas e únicas.

Dica extra: fique atento ao calendário

Em 2023, uma das maiores possibilidades de sucesso está na forma de trabalhar estratégica e criativamente os feriados prolongados. Um dos maiores diferenciais estarão com os hotéis que saírem na frente na hora de relembrar a sua base de clientes sobre as oportunidades que eles terão em 2023 de viajar e criar programas baseados nessas datas.

Confira o calendário de feriados prolongados de 2023:

letsbook - calendario

 

Para saber mais como fidelizar clientes e reduzir comissões, acesse o site da Letsbook.

(*) Crédito da capa: Schutterstock