O Resort La Torre deu início, na última semana, a sua nova empreitada ESG (Environmental, Social and Governance). O empreendimento de Porto Seguro (BA) inaugurou uma usina fotovoltaica no Loteamento Coroa Vermelha, que promete contemplar quase 50% do consumo de energia elétrica da propriedade.

São 3,2 mil metros quadrados (m²) ocupados por painéis fotovoltaicos, gerando energia limpa e renovável, mesmo em dias nublados e chuvosos. O alto consumo de energia do La Torre é creditado à estrutura do empreendimento. Por isso, Luigi Rotunno, diretor geral do resort, pontuou que foi necessário investimento de R$ 3,5 milhões no projeto, que vislumbra um payback aproximado de quatro anos, pensando na compensação mensal prevista nas contas.

Apesar do impacto imediato, a ideia já vinha sendo construída há algum tempo, como parte da agenda ESG do La Torre, que busca tornar a operação cada vez mais sustentável. O plano objetiva que 100% do consumo de energia do resort seja limpo e renovável até o fim do próximo ano.

“Produzir energia vai além da perspectiva financeira, a questão é o quanto estamos contribuindo para não consumir energia fóssil. Se tudo correr bem, ano que vem seremos 100% energia verde”, ressalta Rotunno.

“ESG é uma sigla que já entrou no nosso dia a dia e já faz parte da nossa cultura. Todos os dias, são dias para cuidar do meio ambiente. Espero que possamos vir com ainda mais projetos de energia renováveis, inspirando cada vez mais pessoas”, complementa.

A iniciativa

A energia fotovoltaica é produzida exclusivamente a partir da luz solar, sendo portanto, limpa e renovável. Além disso, trata-se de uma opção que traz baixo impacto ambiental onde é instalada, requisito alinhado com as bandeiras defendidas pelo La Torre.

“A ideia de continuarmos com essas ações é muito importante para nós e está dentro do nosso escopo de ESG. Não tem mais retorno. Estamos promovendo iniciativas para as diversas frentes, tanto na parte energética, quanto na ambiental”, destaca Leila Dipp, diretora Operacional do La Torre.

Desde 2021, o comitê estratégico ESG do grupo vem fomentando a conscientização para o ESG. O empreendimento destaca que os resultados já podem ser vistos no Relatório de Sustentabilidade divulgado no mês de junho, compreendendo otimização de recursos naturais e financeiros.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Resort La Torre