Aproveitar todo o potencial do destino, localização e estrutura faz parte de uma estratégia hoteleira bem sucedida. Ao compartilhar as áreas comuns com o Jatiúca Hotel & Resort, o Jatiúca Suítes Resort by Slaviero Hotéis se consagra como o único empreendimento pé na areia de Maceió, entretanto, o diferencial da propriedade passará a ser melhor explorado.

O hotel, que marcou a entrada da Slaviero Hotéis no mercado alagoano em 2017, virou a chave que faltava para melhor aproveitar suas dependências, visando abrir caminhos para novos nichos de mercado em 2024.

Com investimentos de R$ 1,5 milhão, o Jatiúca Suítes Resort by Slaviero Hotéis está em fase de transformações. As obras, com previsão de entrega para dezembro deste ano, contemplam modernizações tanto nas acomodações quanto nas áreas comuns do prédio.

“Fazemos um trabalho conjunto com o Jatiúca Hotel & Resort, onde compartilhamos as áreas comuns e nos posicionamos como um resort urbano. Todavia, o Jatiúca Suítes Resort by Slaviero Hotéis está em fase de reformas, com melhorias nos apartamentos e estrutura de lazer do nosso edifício”, conta Willian Gonçalves da Silva, gerente geral do hotel.

O empreendimento planeja reformar seus 70 apartamentos, além de promover modernizações na área da piscina, que ganhará um espaço para shows e eventos. “Queremos fomentar o mercado de casamentos, aniversários e eventos sociais em Maceió. É um nicho a ser explorado, pois a maioria da demanda acaba saindo da capital para destinos próximos”, diz Silva.

O gerente salienta que, a partir de 2024, a propriedade da Slaviero Hotéis buscará penetração no segmento, além de elevar suas tarifas em até 30% após a conclusão das obras. “Também vamos incrementar nossa receita com mais um nicho de mercado, que será benéfico para o hotel em períodos de baixa ocupação”.

piscina

Área da piscina antes da reforma

1º semestre acima do esperado

Beneficiado pelo calendário de feriados prolongados, o Jatiúca Suítes Resort by Slaviero Hotéis teve uma boa performance na primeira metade do ano. “Foi um saldo muito positivo e esperamos um 2024 igual ou melhor”.

O gerente ainda conta que os meses considerados de baixa — como abril, maio e junho — foram de casa cheia. “Nunca registramos o hotel lotado desta forma nesses períodos antes, mas os feriados ajudaram”.

Para 2023, a expectativa é de incremento de receita na ordem dos 30% frente ao performado no ano passado. Silva destaca que o público internacional ainda está em ritmo lento de retomada, mas que hóspedes sul-americanos, como argentinos e uruguaios, já circulam pelos corredores da propriedade.

“A demanda doméstica vem de destinos como Brasília, Goiânia e Centro-Oeste como um todo. No corporativo, os hóspedes são regionais, vindos de Sergipe, Pernambuco e Rio Grande do Norte”, acrescenta o gerente, que salienta que a malha aérea para Maceió ainda é um problema para a atratividade de turistas.

Para o primeiro semestre de 2024, as projeções são otimistas. Em abril, o hotel será fechado para receber os participantes de um evento — fator que deve engordar os números do período. “Serão 14 dias de ocupação máxima”, comemora.

Mão de obra e novas contratações

Com a entrada no segmento de eventos, o Jatiúca Suítes Resort by Slaviero Hotéis pretende contratar mais 15 colaboradores para atender às novas demandas. Contudo, esta não será uma tarefa fácil. Silva pontua que o empreendimento vem encontrando dificuldades para absorver mão de obra qualificada, assim como a hotelaria como um todo.

“Era um problema antes da pandemia que se agravou depois. Estamos com oportunidades para jovens aprendizes em parceria com instituições de ensino. Muitas pessoas estão chegando e se apaixonando pela hotelaria”, avalia o gerente.

Vale lembrar que a Slaviero Hotéis possui uma Escola de Hospitalidade, com cursos de capacitação para colaboradores — o que Silva ressalta ser um fator de engajamento no momento da contratação.

(*) Crédito da capa: Nayara Matteis/Hotelier News

(**) Crédito da foto: Divulgação/Slaviero Hotéis