O ano virou, mas o balanço hoteleiro de 2023 ainda não terminou. A edição mais recente do InFOHB, com dados de novembro, aponta que o setor ganhou força em seus principais indicadores no período. O relatório produzido pelo FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) revela que tanto ocupação quanto diária média e RevPar subiram no penúltimo mês, impulsionados por grandes eventos e shows em algumas capitais, como São Paulo. Apesar dos bons resultados, o movimento é de desaceleração, como previsto pela entidade e outros especialistas do setor para a segunda metade do ano passado.

De acordo com o levantamento, as tarifas tiveram aumento de 19,5% frente ao mesmo período de 2022, enquanto no RevPar o incremento foi de 21,9%, ficando abaixo do desempenho do mês anterior, quando a alta foi de 25%. A taxa de ocupação, por sua vez, teve crescimento mais discreto no período, de 2%, na mesma base comparativa. No acumulado de janeiro a novembro do ano passado, houve alta de 3,8% na ocupação, 23,1% na diária média e 27,8% no RevPar.

Na performance por região, a ocupação apresentou recuo no Centro-Oeste (-4,3%), Nordeste (-0,2%) e Norte (-7,9%). Já nas regiões Sudeste e Sul, houve alta de 3,8% e 2,2%, respectivamente. Em relação à diária média, o Centro-Oeste aparece com o crescimento mais expressivo (27,2%). Em seguida, estão Nordeste (18,9%), Norte (22,8%), Sudeste (20,5%) e Sul (8,6%).

InFOHB - Infográfico_novembro_23

 

No RevPar, a alta mais evidente foi registrada no Sudeste (25,1%). Complementando a lista, estão Centro-Oeste (21,8%), Nordeste (18,7%), Norte (13,1%) e Sul (11%).

Principais municípios

Ainda segundo os dados do InFOHB, dos 15 municípios analisados, apenas seis apontaram variações positivas na ocupação: São Paulo (2,5%), Rio de Janeiro (11,2%), Campinas (8%), Recife (9,4%), Fortaleza 94,8%) e Porto Alegre (8,5%). Os demais registraram variações negativas, entre -0,4% em Florianópolis e -21,1% em Goiânia.

Na diária média, todos os municípios tiveram incremento, variando entre 2,2% em Florianópolis e 51,8% em Brasília. Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Campinas, Salvador, Recife e Belém também apresentaram percentuais acima de 20%.

Vale lembrar que novembro foi um mês histórico para a capital paulista. Marcado por grandes eventos, como o tradicional Grande Prêmio de Fórmula 1, o período foi reforçado por shows de Taylor Swift, RBD, Red Vhot Chilli Peppers e Roger Water, além de mais uma edição do UFC.

No RevPar, apenas Goiânia teve percentual negativo (-8,6%) em novembro. Os demais municípios pesquisados pelo InFOHB apresentaram performance positiva, entre 1,8% em Florianópolis e 50,5% no Rio de Janeiro. Outras cidades com percentuais acima de 20% foram Belo Horizonte, Vitória, Campinas, Recife, Brasília, Porto Alegre e Belém. O relatório pode ser consultado na íntegra no link.

(*) Crédito da foto: Unsplash

(**) Crédito do infográfico: Divulgação;FOHB