Continuando com a temporada de balanços das principais redes hoteleiras, a IHG Hotels & Resorts divulgou hoje (8) seus resultados financeiros do primeiro semestre de 2023. No período, a companhia viu o RevPar avançar 24% em relação aos seis primeiros meses de 2022. Já na comparação com 2019, a lata foi de 8,7%. No recorte trimestral, o indicador cresceu 17% no segundo trimestre em relação a 2022, e 9,9% frente a 2019.

Além disso, a rede teve receita de US$ 2,2 bilhões no primeiro semestre, superando em 24% o US$ 1,7 bilhão alcançados no mesmo período do ano passado. O lucro operacional, por sua vez, seguiu em trajetória ascendente, chegando a US$ 584 milhões, contra US$ 361 milhões no primeiro semestre de 2022, aumento de 62% na comparação anual.

O relatório mostra, ainda, que a Grande China teve o crescimento mais significativo no RevPar (94%), refletindo os diferentes níveis de restrições de viagens que ainda estavam em vigor no primeiro semestre do ano passado. Em seguida, aparecem Europa, Oriente Médio e África (42%) e Américas (11%).

Outros dados

A diária média teve alta de 7% na comparação com o ano passado e 11% frente a 2019. Já a ocupação cresceu 9% na comparação com 2022 e 1,3% se comparado ao ano pré-pandemia. O crescimento bruto do sistema foi de 6,3% na comparação anual. No primeiro semestre, a IHG abriu 21 mil quartos (108 hotéis), 40% a mais que no primeiro semestre de 2022. Hoje, a rede conta com 6.227 hotéis em desenvolvimento (925 mil quartos).

No período, a rede assinou 34,2 mil quartos (239 hotéis), 11% a mais na comparação anual. O pipeline agora conta com 1.931 hotéis (286 mil quartos), crescimento de 2,9% na mesma base comparativa. O Ebitda Ajustado da rede chegou a US$ 996 milhões no semestre, 23% superior aos primeiros seis meses de 2022.

“Estou honrado em assumir o cargo de CEO do grupo IHG e empolgado em olhar para frente com nossas talentosas equipes e proprietários em todo o mundo para um importante próximo capítulo de crescimento. Nossas equipes apresentaram resultados sólidos no primeiro semestre, com desempenho financeiro, inaugurações de hotéis e contratações significativamente acima das comparações do ano anterior”, pontua Elie Maalouf, apontado recentemente como novo CEO da rede nas Américas.

“A demanda por viagens é muito saudável, com RevPAR melhorando ano a ano em todos os nossos mercados e superando os picos pré-pandêmicos de 2019 por quatro trimestres consecutivos. Nas Américas e nas regiões da EMEAA, a demanda por lazer permaneceu dinâmica e as viagens de negócios e em grupo continuaram a se fortalecer, enquanto na Grande China a demanda se recuperou rapidamente”, completa o executivo.

A IHG vem fazendo investimentos na plataforma corporativa, gerando resultados para hóspedes e proprietários. Além disso, o impacto do aplicativo IHG One Rewards viu a adesão aumentar em 60% desde o lançamento, há um ano.

“À medida que continuamos a aumentar nosso portfólio de marcas, temos o prazer de anunciar que em breve lançaremos uma nova marca voltada para oportunidades de conversão de médio porte. Temos orgulho de nossa posição de liderança no setor de midscale superior com o Holiday Inn e o Holiday Inn Express”, finaliza Maalouf.

(*) Crédito da foto: Divulgação/IHG Hotels & Resorts