Rumo à meta de descarbonização total de suas operações até 2030, o Grupo Iberostar deu passos importantes em 2022. No ano passado, a rede hoteleira conseguiu reduzir sua pegada de carbono em 10% com a eliminação de 24,5 mil toneladas de CO2 emitidas na atmosfera.

Os dados do relatório Wave of Change 2022 Year in Review apontam os resultados das iniciativas de sustentabilidade do grupo espanhol no ano passado, bem como os planos de sua agenda ESG para 2023.

O Iberostar apoia a economia circular, a promoção do consumo de peixe e marisco de origem responsável e a melhoria da saúde costeira dos ecossistemas que rodeiam os seus hotéis em todo o mundo.

“Os resultados de 2022 são a prova do nosso compromisso por um turismo responsável, que nos permite gerar valor nas operações, mantendo a qualidade e a atenção aos nossos clientes. Uma aposta que já está se revelando ser rentável. O progresso no sentido de alcançar os objetivos da nossa Agenda 2030 representa um passo firme e mensurável na nossa contribuição para uma mudança real e tangível na forma como entendemos e desfrutamos do turismo”, comenta Gloria Fluxà, vice-presidente e diretora de Sustentabilidade da rede.

Menos emissões e menos desperdício de alimentos

Em 2022, o Iberostar conseguiu uma redução de sua pegada de carbono, em parte, como resultado do fornecimento de 100% de sua energia de fontes renováveis em seus hotéis na Espanha. Além disso, a eletrificação de seus três hotéis em Montenegro e a redução do consumo de energia em 5% (equivalente ao consumo médio de energia de 5.460 famílias espanholas em um ano) também contribuíram para a redução.

Da mesma forma, graças à implementação de inteligência artificial nas cozinhas de vinte de seus hotéis, a empresa evitou 213 toneladas de resíduos de alimentos no ano passado (equivalente a 533 mil refeições), o que permitiu reduzir 916 toneladas de CO2. Tal é o sucesso da iniciativa que a empresa hoteleira anunciou que este sistema será instalado em todos os hotéis do Grupo até o final do ano.

Este progresso faz parte da estratégia da Iberostar para alcançar a neutralidade na sua pegada de carbono até 2030, através da redução das suas emissões de alcance 1 e 2 em 85%, e das emissões de alcance 3 em 50%. Seu plano para a descarbonização apresentado em 2022, que tem o aval da iniciativa Objetivos Baseados na Ciência (SBTi, sigla em inglês), aborda as emissões para manter o aquecimento global abaixo de 1,5 graus Celsius até 2050. Como resultado desses esforços, o objetivo global do Iberostar está estabelecido para 20 anos antes dos objetivos da indústria.

Frutos do mar de fontes responsáveis em todo o mundo

Um dos objetivos do Iberostar é que, até 2025, todos os peixes e frutos do mar consumidos em seus hotéis sejam 100% de origem responsável. Nesta linha, em 2022, todos os peixes e frutos do mar oferecidos no México já são provenientes de fontes responsáveis. Na Espanha, o percentual é superior a 90%, fazendo com que a companhia ultrapassasse o marco global de 78% na oferta de peixes e frutos do mar de origem responsável.

O Iberostar também implementou vários projetos para apoiar as comunidades pesqueiras em seus destinos e está trabalhando para estender essas iniciativas a mais comunidades. Atualmente possui projetos na Espanha, México, Peru e Brasil.

Conservação e recuperação dos ecossistemas costeiros

A rede está empenhada em melhorar a saúde dos ecossistemas que rodeiam os seus hotéis até 2030. Para garantir o sucesso, a empresa empregou uma equipe científica encarregada de estudar e cuidar desses locais.

Até o momento, o Iberostar tem três viveiros de manguezais com mais de 14,4 mil manguezais na República Dominicana, quatro viveiros de dunas costeiras no México com 9 mil plantas e já lançou seu quinto viveiro de corais no México.

(*) Crédito da foto: Divulgação/ Grupo Iberostar