Se você perguntar para qualquer pessoa sobre o que completar 18 anos significa, com certeza a grande maioria dirá que se trata de um divisor de águas. Quando se refere a empresas, principalmente em um país em que a “mortalidade” corporativa é, em média, de cinco anos, alcançar a maioridade é uma conquista e uma prova de consolidação. No dia 1º de julho de 2021, o Hotelier News atingiu essa marca simbólica e, hoje, vamos compartilhar um pouco da nossa história com vocês.

Fundado em 2003, o nascimento do site foi fruto de uma união de forças complementares. Peter Kutuchian, co-fundador e atual CEO, vinha de uma trajetória de 10 anos no setor hoteleiro. Em 1991, o profissional ingressou no Maksoud Plaza como recepcionista e, em seguida, passou por outros empreendimentos como Sheraton Mofarrej (atual Tivoli), mais tarde migrando para o segmento de timeshare. Para complementar sua experiência no segmento, foi gerente noturno no atual Sheraton WTC, gerente geral do antigo TRYP Itaim e implantou o Slaviero Essential Moema, naquele tempo ainda pertencente ao portfólio da rede espanhola.

Em sua trajetória na hotelaria, Kutuchian conheceu Claudio Schapochnik. Na época, o Schapo, como é conhecido no trade turístico, trabalhava como jornalista para o portal Panrotas. E, como o universo não joga dados ao acaso, a amizade evoluiria anos mais tarde para que estas linhas fossem escritas hoje.

No início dos anos 2000, quando a internet ainda era mato, as reservas online eram um campo pouco explorado. Apostando no potencial do segmento, Móris Litvak comandava a WebBusiness, empresa que deu origem à Omnibees. Trabalhando ao lado de Kutuchian, até então gerente Comercial da companhia, o executivo era a peça que faltava para completar a tríade fundadora do portal número um de notícias hoteleiras.

E foi ali, na sede da WebBusiness, no bairro de Pinheiros, em São Paulo, que o Hotelier News nasceu. Tanto Litvak, quanto Schapo, reconhecem que a ideia original foi de Kutuchian. Ele, por sua vez, afirma que a semente que deu vida ao site veio do impulso da veia empreendedora dos três profissionais. “Quem tem inclinação para o empreendedorismo está sempre em busca de fazer negócios. Na época, quase não existiam sites 100% voltados do mercado hoteleiro. O Hotelier News foi lançado com o propósito de ser um veículo que ajudasse os hoteleiros a acompanharem o setor e aprimorar suas tomadas de decisão”, diz Kutuchian.

Enquanto Schapo – já fora do time do Panrotas – trazia sua alma jornalística para o projeto, Kutuchian ficou a cargo das demandas comerciais e Litvak responsável pelo setor financeiro e criação do primeiro layout do Hotelier News, além dos recursos para postagens das matérias.

Hotelier News- schapo

Schapo foi o primeiro editor do Hotelier News

 

“O que levamos das experiências não é o dinheiro, mas as pessoas e as amizades. No período em que trabalhei no Hotelier conheci muita gente bacana. Foi algo muito agregador para minha vida pessoal e profissional”.

Claudio Schapochnik, co-fundador do Hotelier News

 

Hotelier News: os primeiros passos

Como todo o começo, os primeiros anos não foram fáceis. Ainda engatinhando no mercado, o maior desafio era conquistar a credibilidade do leitor. Ainda assim, os nomes à frente da empresa fizeram toda a diferença para o Hotelier News conquistar seu espaço. “Nós três já estávamos mergulhados de cabeça na hotelaria. Quando o site foi lançado, não éramos mais novatos no assunto. Bancamos tudo e o retorno comercial não foi imediato. Era preciso criar um nome, ficar conhecido”, destaca Litvak.

“Não foi nada fácil, muito pelo contrário. Nós éramos conhecidos pelo trade individualmente, cada um em sua área. E conseguir publicidade na internet naquela época era mais complicado, ainda mais para um site novo. Você ainda não tem os números que as empresas querem”, pontua Schapo. “Felizmente, muitas pessoas acreditaram em nós e no nosso trabalho”, complementa.

Cabeça pensante da parte editorial, Schapo desenvolveu as editorias que perpetuam até hoje no site, como é o caso do In Loco. “Eu e o Peter começamos a desenvolver as editorias, como A&B e Mercado. No início, atuava como editor, redator e repórter, escrevendo matérias e cobrindo eventos. Publicávamos cerca de 20 matérias por dia, entre pautas apuradas e releases”, relembra.

Carro-chefe do Hotelier News, o primeiro In Loco da história do site foi do Grand Hyatt São Paulo. A editoria, que apresenta os hotéis em seus mínimos detalhes, deu origem também a galeria de fotos que já mostrou a estrutura de aproximadamente 300 empreendimentos dentro e fora do Brasil.

“A ideia era ser uma matéria grande, contando em primeira pessoa como é a experiência de se hospedar naquele hotel, pousada ou resort. Dos meus anos como editor do Hotelier News, uma das matérias que mais me marcou foi a festa de aniversário de um ano do Grand Hyatt São Paulo. Foi um evento lindo que o Peter fotografou”, relembra Schapo.

E o sucesso do In Loco foi tamanho que os próprios hoteleiros passaram a procurar o site para a produção de matérias. No início, as pautas eram sem custos, até que em 2018, a editoria se tornou oficialmente um produto publicitário comercializado pela empresa.

Hotelier News - móris

Litvak foi o criador do layout original do portal

“Quero parabenizar o Hotelier News como empresa, pois 18 anos anos não é pra qualquer um. Sinto orgulho em ter participado do início de tudo”. 

Móris Litvak, co-fundador do Hotelier News

Mudanças internas

Cerca de um ano e meio após o lançamento, Litvak deixou o time do Hotelier News. Apesar do rompimento, o co-fundador manteve a amizade que leva até hoje com os ex-sócios. “Foram apenas conflitos de interesses, mas sou grato pelo tempo que trabalhamos juntos e fico orgulhoso de ter participado da criação de um site que cresceu, se solidificou e está no mercado até hoje. Cheguei a escrever como colunista para o Hotelier News mais tarde e continuo acompanhando as notícias”, considera.

Em 2005, a redação começou a ganhar corpo com a contratação de correspondentes na Bahia, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. E, como o mundo dá muitas voltas, o representante carioca era justamente Vinicius Medeiros, atual sócio e editor-chefe do site.

“Essa história é curiosa. Era ainda estudante de Jornalismo e, não me lembro bem como, a proposta de trabalho chegou até mim. Troquei meia dúzia de palavras com o Peter e, dias depois, fiz minha estreia durante a Abav Expo. Tempos áureos dessa feira, que era gigantesca, algumas centenas de expositores e ainda fixa no Riocentro. Conheci o Peter pessoalmente só no evento, e muito rapidamente. Era bastante trabalho, para mim dobrado”, conta Medeiros.

“A parte boa da história é a seguinte: à época, trabalhava em um concorrente. Garotão ainda imaturo, tentei manter os dois empregos sem comunicar nada ao meu outro chefe. Até que ele descobriu tudo e, com razão, colocou-me contra a parede. Intimado a escolher entre os dois, fiquei com o Hotelier News“, acrescenta Medeiros, admitindo que nunca imaginou que sua trajetória profissional se ligaria novamente a Kutuchian mais de uma década depois.

No mesmo ano, Schapo também se despediu da empresa e novas pessoas chegaram. “Tive uma saída justa, correta e ética. O que levamos das experiências não é o dinheiro, mas as pessoas e as amizades. No período em que trabalhei no Hotelier News conheci muita gente bacana. Foi algo muito agregador para minha vida pessoal e profissional”, avalia o jornalista.

Com as mudanças internas, o Hotelier News cruzou fronteiras com um correspondente na Argentina. “Foi um período de expansão do setor hoteleiro que acabou levando o nome do site para a América do Sul. Desenvolvemos uma equipe lá comandada pelo Claudio Oliveira que durou cerca de dois anos. Infelizmente, comercialmente falando não valia a pena. Em São Paulo, nossa redação já contava com seis colaboradores”, relembra Kutuchian.

Hotelier News - peter e vinicius

                Kutuchian e Medeiros durante seminário LPGD em Hotelaria, realizado em 2019

Transformações que acompanham o mercado

De 2003 pra cá, muita coisa mudou. Tanto na hotelaria, quando na sociedade, as diferenças são latentes. Para manter a empresa relevante e atualizada, o CEO explica que muitas transformações foram necessárias. A principal delas é a modernização do layout do site a cada dois anos. “Sempre trabalhamos para deixar tudo mais leve e rápido. O mercado hoje demanda notícias mais expostas e, como plataforma, estamos caminhando para ter um SEO (Search Engine Optimization) melhor. Buscamos acompanhar as evoluções tecnológicas, sempre atualizando nosso site com novos recursos”.

Em fevereiro de 2018, o antigo correspondente para o Rio de Janeiro retornou ao Hotelier News. Já morando em São Paulo, Medeiros assumiu a redação do site em um momento de transição. Além de um novo layout, a empresa lançava também um logo modernizado e editorias atualizadas.

“Foi algo natural. O universo conspira para trazermos as pessoas certas. O retorno do Vinicius era o que precisávamos para explorar o lado mais econômico do mercado. Ele trouxe uma visão mais atual para seguirmos em frente”, comenta o CEO.

Fazendo valer a missão de auxiliar e informar o setor, o Hotelier News também investiu em capacitações e eventos corporativos com temas relevantes, como o seminário LGPD em Hotelaria, realizado em outubro de 2019. “A capacitação esteve entre o nosso escopo desde o início. Promovemos cursos e trocas de informações. Nosso primeiro evento foi em 2004 e, em seguida, desenvolvemos estudos de RM (Revenue Management), seminários de marketing e vendas, além de realizar o Prêmio VIHP (Very Important Hotel Professional)”, salienta Kutuchian.

 

Peter Kutuchian

“Sempre trabalhamos para deixar tudo mais leve e rápido. O mercado hoje demanda notícias mais expostas e, como plataforma, estamos caminhando para ter um SEO (Search Engine Optimization) melhor. Buscamos acompanhar as evoluções tecnológicas, sempre atualizando nosso site com novos recursos.”

Peter Kutuchian, co-fundador e CEO do Hotelier News

 

Presente nas principais redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn), a empresa buscou novos formatos para entregar conteúdos. O tradicional In Loco, por exemplo, agora é produzido em vídeo e divulgado pelo canal do YouTube. Em 2020, o Hotelier News lançou um programa de entrevistas, o Hotel Connection, que já contou com a presença de nomes como Chieko Aoki, Paulo Roberto Caputo e Francisco Costa Neto, entre outros.

“O mercado mudou e temos que acompanhar essa evolução. Repaginamos o In Loco que está em fase de aprimoramento até chegarmos a um padrão de TV. O Hotel Connection também está amadurecendo e, em breve, teremos muito mais novidades”, adianta Kutuchian.

Recentemente, Schapo retornou ao Hotelier News como parceiro. A reconexão do antigo editor com a empresa veio por meio do site Que Gostoso!, comandado pelo jornalista. Focado em turismo gastronômico, ambos os portais compartilham conteúdos com assuntos que se complementam: hotelaria e gastronomia.

“Foi uma surpresa ter sido convidado pelo Peter. Estou muito feliz de estar de volta dentro de uma parceria editorial. Espero que essa relação evolua, pois temos muitos planos que tenho certeza que serão concretizados após a pandemia”, finaliza Schapo.

(*) Crédito da capa: Unsplash

(**) Crédito da foto Peter e Vinicius: Divulgação/Hotelier News

(***) Crédito das fotos: Arquivo pessoal