Contrariando a Fase Emergencial do Plano SP, decretada até 11 de abril, a prefeitura de São Sebastião publicou um novo decreto no qual libera o funcionamento de bares, restaurantes e comércio com 50% da capacidade, segundo dados do G1. O texto ainda autoriza a circulação de ambulantes nas praias. Apesar do aval chegar em um momento crítico da pandemia, a hotelaria da região comemora a decisão do prefeito Felipe Augusto (PSDB).

Com os bares e restaurantes funcionando apenas em sistema de delivery até então, muitos meios de hospedagens vieram a paralisar suas atividades. Devido a mudança no cenário, o setor avalia como uma conquista para a recuperação da economia local. “É um marco importante para tentar uma nova retomada segura e consciente por parte dos empresários que aderiram aos protocolos e regras sanitárias e também de bom senso dos turistas e da população”, comenta André Teston, presidente da APHMBR (Associação de Pousadas, Hotéis, Bares e Restaurantes de Maresias).

Segundo o profissional, a sinergia entre os setores auxilia na experiência do turista e, consequentemente, ajuda a elevar as ocupações dos empreendimentos na região. “Acreditamos que a decisão vai impactar positivamente, visto que o clima está bom e mesmo com as restrições o movimento estava grande em casas de temporada”, prevê Teston.

Vale ressaltar que os hotéis não são obrigados a fechar durante a Fase Emergencial por serem considerados serviços essenciais, mas restrições aos acessos de áreas de lazer como piscinas e proibição de bufês foram impostas aos empreendimentos.

são sebastião - abertura do comércio - andre teston

                 Teston aposta em uma demanda reprimida para o período de baixa temporada

São Sebastião: previsão de demanda

Em Maresias, uma das praias mais procuradas do destino, hotéis estão exigindo testes negativos para Covid-19 para reservas e hospedagens. No momento do check-in, os hóspedes deverão apresentar o laudo laboratorial impresso. Outros protocolos como obrigatoriedade do uso de máscaras, distanciamento social e higienização das mãos também foram mantidos.

Com a chegada do outono, municípios litorâneos costumam viver a chamada baixa temporada. Para Teston, o cenário será diferente em 2021, com a expectativa de altas demandas durante o ano inteiro. “Estamos nos preparando para uma retomada, pois acreditamos que devido a uma demanda reprimida teremos uma temporada contínua. Esperamos que os números da pandemia se estabilizem para conseguirmos nos recuperar de forma sustentável”, finaliza.

Em São Sebastião, as praias estão abertas, porém apenas para a prática de esporte individual, sem o uso de cadeiras, guarda-sóis, caixas de som e similares. Festas, casamentos ou qualquer outro evento estão proibidos. Com o fim do mega feriado de São Paulo, as barreiras sanitárias foram suspensas.

(*) Crédito da foto: Divulgação