Antes mesmo do fim da fase emergencial no estado, que se encerraria na terça-feira (30), o Governo de SP decidiu prorrogá-la até 11 de abril. O anúncio, que não teve a presença do governador João Doria (PSDB), foi feito hoje (26), em coletiva de imprensa conduzida no Palácio dos Bandeirantes.

A manutenção da medida tem como objetivo continuar freando o crescimento no número de casos e perdas de vida no estado de São Paulo, além de manter o isolamento social. Contudo, as restrições continuam as mesmas estabelecidas há duas semanas.

“O Brasil se tornou o epicentro da pandemia no mundo. Por conta disso, precisamos reduzir a taxa de transmissão do vírus. Com essa expansão da fase emergencial, o objetivo é continuar diminuindo a circulação de pessoas e, assim, observar a redução no número de quadros graves, juntamente com a vacinação das pessoas”, explicou Paulo Menezes, coordenador do Centro de Contingência do Covid-19.

Dentre as ações, estão incluídas barreiras sanitárias, blitz, suspensão das operações descidas e aumento da fiscalização dos estabelecimentos que não respeitarem as diretrizes do Plano SP. No âmbito municipal, a cidade de São Paulo e a Baixada Santista também estão se mobilizando para restringir a circulação em meio a pandemia.

Governo de SP: números da pandemia

O estado de São Paulo, segundo dados da Universidade Johns Hopkins, conta com 2,37 milhões de casos da Covid-19 até quinta-feira (25). São 69.503 mil vidas perdidas, sendo 599 somente nas últimas 24 horas.

Entre 12 e 25 de março, foram 206.819 mil casos registrados.

(*) Crédito da foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas