No final da manhã de hoje (18), Bruno Covas anunciou a antecipação de cinco feriados municipais para a próxima semana. Em coletiva de imprensa virtual, o prefeito de São Paulo afirmou que a medida visa diminuir a circulação de pessoas na capital paulista. As informações são do G1.

Este tipo de medida já foi estabelecido no ano passado pela gestão Covas, que trouxe à frente feriados de Corpus Christi e Consciência Negra. À época, maio de 2020, o número de casos, internações e mortes não era tão preocupante como agora. Sendo assim, o calendário para a cidade de São Paulo fica assim:

  • 26 de março (sexta-feira) – feriado municipal
  • 29 de março (segunda-feira) – feriado municipal
  • 30 de março (terça-feira) – feriado municipal
  • 31 de março (quarta-feira) – feriado municipal
  • 1º de abril (quinta-feira) – feriado municipal
  • 2 de abril (sexta-feira) – feriado nacional (Paixão de Cristo)

Se contarmos com os dois sábados e domingos em meio aos feriados, são 10 dias com movimentação reduzida de pessoas em São Paulo, em teoria.

Vale lembrar que a taxa de isolamento no estado, conforme apresentou o Centro de Contingência do Covid-19, não chegou nem mesmo a 50% desde o começo da fase emergencial, na segunda-feira (15). Outras ações foram tomadas como alteração no horário de rodízio dos carros na capital.

Bruno Covas: lockdown?

Além do anúncio, o prefeito também falou a respeito de um lockdown. Covas, em vídeo, descarta a medida por falta de pessoal para garantir que os cidadãos fiquem em casa. “É inviável. Temos 1 mil guardas da GCM (Guarda Civíl Municipal) e é inviável fiscalizar se as pessoas estão saindo ou não de casa”, argumentou.

A ação de Covas vai de encontro com outras medidas já estabelecidas pelo governo de São Paulo nos últimos dias para conter os impactos da pandemia. Além de decretar a fase emergencial na semana passada, a equipe econômica do governador João Dória também desenvolveu formas de auxiliar a classe empresarial.

(*) Crédito da foto: Patrícia Cruz