O Rio de Janeiro segue sendo um dos destinos turísticos mais buscados do Brasil. A combinação de praia, festas e o Réveillon mais conhecido do país certamente contribuem para isso. Assim, como esperado, a hotelaria carioca fechou 2023 com boa ocupação. O indicador chegou a 71,11%, melhor resultados dos últimos seis anos, aponta o HotéisRIO (Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro).

O histórico mostra clara tendência de alta: em 2018, a média ficou em 53,66%, enquanto o ano seguinte registrou 64,55%. Já os anos de pandemia provocaram redução dos índices, com 44,06% em 2020 e 48,73% em 2021. O ano de 2022 já apresentou um cenário de retomada, com 65%, revela O Globo.

Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO, comemorou o desempenho da hotelaria carioca. “Essa boa taxa de ocupação é resultado de uma combinação de fatores, como uma cidade com boa oferta de atrativos turísticos, hospitaleira e com o parque hoteleiro mais moderno do Brasil”, diz.

O gestor também lembra do calendário de eventos corporativos, esportivos e de entretenimento, que contribuíram com a boa ocupação dos hotéis ao longo de 2023. “E com os investimentos que o aeroporto do Galeão vai receber, reforçaremos nossa condição de hub aéreo, incrementando ainda mais o fluxo de turistas para nossa cidade”, completa.

Réveillon consolida ocupação

O tradicional Réveillon carioca é um dos eventos mais aguardados do ano pela hotelaria. Como já esperado, a cidade contou com grande volume de turistas na festa. Também segundo dados do HotéisRIO, antes da noite da virada de ano, a ocupação média era de 81,5%. Todavia, o indicador chegou à marca de 87,13% do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro.

Para Lopes, a união de autoridades dos segmentos público e privado contribuiu diretamente para o bom desempenho da hotelaria carioca no período, ajudando a consolidar os números de 2023. Segundo dados da prefeitura do Rio, o Réveillon pode ter movimentado cerca de R$ 3 bilhões na economia do município, 15% acima do registrado na virada de 2022 para 2023.

(*) Crédito da foto: Rafael Catarcione/Riotur