Em conversa sobre RM (Revenue Management) e estratégias relacionadas ao dia a dia deste setor, executivos trouxeram pontos ideias para formulação do orçamento ideal. Pensar RM é uma missão árdua da hotelaria e ganha mais desafios a cada ano. Por sua importância, este foi o assunto principal da penúltima palestra do Hotel Trends Orçamentos 2024, no Novotel Morumbi. A contribuição do painel contou com Luiz Felipe Albuquerque, revenue manager do Grand Hyatt São Paulo, Daniel Bressan, diretor de Rentabilidade do Grupo Wish, e Veridiana Furtado, VP de Asset Management da AccorInvest. Daniel Feitosa, head de Revenue Management da Climber RMS, ficou responsável pela mediação.

Questionado pelo mediador sobre o cenário do RM no setor, Albuquerque pontuou que a análise dos resultados é mais precisa quando feita canal por canal. O entendimento dele, portanto, é de que o efeito de qualquer aplicação é muito mais sentir se estes meios forem observados um a um no momento das pesquisas, traçando um plano para equilibrar preços a partir disso.

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Especialistas em RM discutem tendências e estratégias

 

“O comportamento da segmentação do hotel, em pesquisas específicas, ajuda a melhorarmos pontos necessários e até mesmo entender onde existe espaço para mais crescimento. No final, o ponto principal desse trabalho é equilibrar uma boa experiência ao cliente com tarifas saudáveis e acrescidas gradualmente”, disse.

Os detalhes ditam a estratégia

Veridiana, durante o painel do Hotel Trends Orçamentos, citou o produto em si, juntamente com o cenário em volta do empreendimento e o mix de clientes que o mesmo tem como fatores que definem uma estratégia, por exemplo, para aumentar diárias. Segundo a executiva, ao ser indagada por Feitosa acerca do foco estratégico dos empreendimentos, a experiência do cliente deve ser analisada no momento aplicar estratégias e ações de precificação.

“Acredito que as pequenas oportunidades devem ser olhadas com atenção e de forma constante, como momentos de tarifas flutuantes. Em São Paulo, por exemplo, o crescimento da diária média é mais palpável dada a chegada mais gradual de novos empreendimentos. Nos mercados periféricos, essa manobra é mais dificultada e a estratégia utilizada demanda maior flexibilidade. Além disso, o luxo também é uma das categorias que conseguimos regular as diárias para cima”, exemplificou.

Reinvenção

Por fim, Bressan contribuiu afirmando que, no surgimento de novidades na hotelaria, os mercados, historicamente, se acomodam positivamente a partir dos novos produtos adicionados à conta.

“A multipropriedade, que é a mais nova, também está bem adequada às estratégias de outras empresas. O trabalho dos nossos produtos deve ser feito bem para garantir que os diferenciais sejam enxergados pelo cliente”, encerrou o executivo, respondendo ao questionamento do executivo da Climber sobre novos perfis de negócio.



O Hotel Trends Orçamentos 2024 é uma realização do Hotelier News, em parceria com a Noctua Advisory. Em sua 2ª edição, o encontro tem como patrocinadores o Grupo R1, Clima ao Vivo, APP Sistemas, Atlantica Hospitality International, B&B Hotels, Climber RMS, Laghetto Hotéis, Atrio Hotel Management, Aviva, BWH Hotels, Grupo Wish, Hot Beach Hotéis & Parques, Equipotel e OTA Insight.

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(*) Crédito das fotos: Bruno Churuska/Hotelier News