Localizado no Parque Nacional do Iguaçu (PR), o Hotel das Cataratas, A Belmond Hotel, tem priorizado cada vez mais sua agenda ESG (Environmental, Social and Governance). Além de figurar nos principais rankings hoteleiros mundiais, o empreendimento foi, diversas vezes, reconhecido por suas iniciativas sustentáveis.

O estabelecimento possui a certificação ISO 14001, que representa uma série de diretrizes de gestão ambiental, e também a SA 8000, que avalia o impacto da operação nas comunidades locais e as condições de trabalho do empreendimento. Além destes, o hotel conquistou recentemente o reconhecimento da EarthCheck, entidade especializada em turismo sustentável, que baseia-se nos princípios da GSTC (Global Sustainable Tourism Council).

As iniciativas

A propriedade hoje conta com tratamento próprio de esgoto e utiliza energia de fontes limpas e certificadas que abastecem todo o hotel. Além disso, o empreendimento investe na utilização de produtos de limpeza biodegradáveis e capacitação constante da equipe. 

O hotel também se envolve ativamente na conservação do meio ambiente, organizando mutirões anuais de limpeza em parceria com outras concessionárias no Parque Nacional do Iguaçu. Há também iluminação eficiente e, nas dependências do hotel, um posto de recarga de veículos elétricos e uma horta orgânica compõem parte das iniciativas sustentáveis. O Hotel das Cataratas também apoia programas de conservação externos, como o “Onças do Iguaçu”.

(*) Crédito: Divulgação/Hotel das Cataratas