Em Rio Branco, a cheia do Rio Acre trouxe prejuízos não apenas às famílias afetadas diretamente pela enchente, mas também para a hotelaria. De acordo com Diogo Lemos, presidente da ABIH-AC (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Acre), os impactos com perda de receita, ocasionados pela enchente, devem chegar a R$ 5 milhões, aponta o portal ac24horas.

Com 10 empreendimentos associados, o presidente da entidade explica que, com o início da enchente, a rede hoteleira de Rio Branco e mais 18 municípios recebeu alta demanda de cancelamentos de reserva. Segundo ele, somente nos últimos 15 dias, mais de 50% das reservas foram canceladas, ocasionando prejuízo de R$ 3 milhões.

“Primeiro, os hotéis ficaram alagados e tiveram que fechar e, consequentemente, cancelar reservas, pois a enchente impedia o acesso. Tivemos um índice de cancelamentos muito alto nesse período, de aproximadamente 50% das reservas para a primeira quinzena de março”, analisa o gestor.

Baixa de demanda

O presidente da associação destaca também, como agravante da situação, o cancelamento do concurso público para a Secretaria da Fazenda resultou em mais baixas de reservas. Lemos afirma, ainda, que diversas entidades da hotelaria, parques e destinos estão se mobilizando para alertar sobre os impactos negativos da extinção do Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos), criado para ajudar os empreendimentos a se recuperarem após a pandemia.

“O benefício era a isenção dos impostos federais por cinco anos, de 2022 a 2027, o governo fez essa retirada do benefício por meio de medida provisória, afetando não só os hotéis de Rio Branco, que já passam por essa situação, mas todo o setor a nível nacional, visto que os prejuízos causados pela pandemia foram significativos”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Holiday Inn Express Rio Branco