Abrindo os balanços trimestrais das principais redes hoteleiras, a Hilton saiu na frente e divulgou os resultados referentes ao primeiro trimestre de 2023. No período, a gigante norte-americana registrou lucro líquido de US$ 209 milhões, enquanto os ganhos por ação diluída foram US$ 0,77, e o ajustado para itens especiais ficou em US$ 1,24. o Ebitda Ajustado, por sua vez, foi de US$ 641 milhões. Durante os três primeiros meses do ano, a rede aprovou 24,9 mil novos quartos para desenvolvimento, elevando o pipeline para 428.100 acomodações.

O relatório mostra também que houve crescimento de 30% no RevPar em relação ao mesmo período de 2022. Já em relação a 2019, ano pré-pandemia, o incremento do indicador foi de 8%, na mesma base comparativa. No primeiro trimestre, a Hilton adicionou 9,2 mil quartos ao sistema, resultando em 5,3 mil acomodações adicionais.

A rede também recomprou 3,2 milhões de ações ordinárias, elevando o retorno de capital para US$ 487 milhões no período, e mais de US$ 602 milhões no acumulado até abril.

Expectativas

Considerando os dados divulgados, a Hilton espera que o RevPar de todo o sistema no ano tenha incremento entre 8% e 11% em comparação com 2022. O lucro líquido para este ano está projetado entre US$ 1.331 bilhão e US$ 1.385 bilhão. O Ebitda Ajustado para o ano está projetado entre US$ 2.875 bilhões e US$ 2.950 bilhões. Já em relação ao retorno do capital, a expectativa é de que fique entre US$ 1,8 bilhão e US$ 2,2 bilhões.

“Tivemos um forte impulso em 2023, superando o limite máximo de nossa orientação para RevPar em todo o sistema, gerando resultados financeiros sólidos e fornecendo fluxo de caixa livre significativo para retorno aos nossos acionistas. Como resultado do forte desempenho e perspectivas positivas, estamos elevando nossa orientação do Ebitda Ajustado para o ano todo”, diz Christopher Nassetta, presidente e diretor executivo da Hilton, em publicação do Hotel News Resource.

“O aumento do RevPar é resultado do crescimento da ocupação e diária média, e as receitas de taxa de administração e franquia aumentaram 30,1% em comparação com o mesmo período de 2022. Frente a 2019, o crescimento foi de 26,3%”, completa.

No primeiro trimestre, a Hilton abriu 64 hotéis e iniciou a construção de mais de 19 mil quartos, continuando o impulso positivo do final de 2022, principalmente na China. Em 31 de março, a rede totalizava 2.930 empreendimentos em 116 países. Das UHs no pipeline de desenvolvimento, 215.700 estão em construção e 246.600 são localizados fora dos EUA. Em abril, a rede anunciou uma adição notável ao portfólio, o Waldorf Astoria Jaipur, que marcará a estreia da marca Waldorf Astoria Hotels & Resorts na Índia.

Em março, a empresa pagou um dividendo trimestral de US$ 0,15 por ação, elevando o pagamento do total de dividendos para US$ 41 milhões. O valor de US$ 0,15 foi autorizado pela Hilton até 30 de junho.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Hilton Hotels