O ano passado, definitivamente, foi de resultados para a Hilton. Além de encerrar 2023 com alta global do RevPar, a rede norte-americana manteve o título de mais valiosa do mundo, chegando a US$ 11,7 bilhões, segundo o relatório Hotels 50 2023, da Brand Finance. Apesar de manter a liderança, o valor da marca teve queda de 2% no período.

Ainda de acordo com o relatório, o resultado indica ligeira desaceleração no ritmo de crescimento frente aos anos anteriores, nos quais o retorno da demanda por viagens de lazer e negócios responderam pelo avanço das receitas da rede. Dito isso, o valor de marca da Hilton permanece acima do nível pré-pandêmico e é quase o dobro do segundo classificado, a Hyatt, que registrou incremento de 3%, chegando a US$ 6,1 bilhões.

“No mundo pós-pandemia, a Hilton demonstrou notável resiliência e compromisso constante em oferecer experiências excepcionais. Com foco inabalável na satisfação dos hóspedes, a companhia não só recuperou como emergiu mais forte em vários aspectos, solidificando a sua posição como marca líder global. Através de estratégias inovadoras e da dedicação às mudanças nas necessidades dos consumidores, manteve o título de marca hoteleira mais valiosa do mundo”, diz Henry Farr, diretor associado da Brand Finance.

A Conrad, parte do portfólio da Hilton, deu um importante passo para se tornar a marca mais forte do mundo, com classificação AAA+ e crescimento de 65%, chegando a US$ 537,82 milhões. Com o resultado, a bandeira saltou 16 posições, chegando ao 31º lugar. Conhecida por suas opções luxuosas e serviço personalizado, reforçou a força da sua marca no ano passado por meio de uma expansão global significativa.

Destaque em sustentabilidade

O levantamento da Brand Finance também apontou que a Hilton possui o maior Valor de Percepção de Sustentabilidade, com US$ 565 milhões, enquanto a Taj, cujo valor aumentou em 19%, chegando a US$ 374,35 milhões, teve a maior Pontuação de Percepção de Sustentabilidade, com 5,04 em 10.

Embora a Hilton tenha se comprometido a tornar-se mais sustentável, sua posição no topo da tabela de Valor de Percepção de Sustentabilidade não é uma avaliação do seu desempenho global. Ao invés disso, indica quanto valor da marca está associado às percepções de sustentabilidade e compromisso com o programa ESG (Environmental, Social and Governance).

A rede estabeleceu metas ambiciosas, visando reduzir a intensidade das emissões em 75% nos hotéis geridos e 56% nos franqueados até 2030.

Outros dados

A pesquisa mostra também que a Le Méridien foi eleita a marca hoteleira que mais cresceu em 2023, com o valor aumentando em 375%, chegando a US$ 669,4 milhões. O resultado a coloca na 23ª posição entre as 50 bandeiras de destaque. Parte do portfólio da Marriott International, cujo valor subiu 33%, para US$ 3,1 bilhões, a Le Méridien expandiu sua presença em escala global, atraindo turistas graças à sua característica de luxo.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hilton Worldwide