A consultoria inglesa Brand Finance divulgou recentemente a edição 2022 do estudo Hotels 50 2022, ranking das marcas hoteleiras mais valiosas do mundo. O pódio é composto por Hilton, Hyatt e Holiday Inn. Assim como em anos anteriores, a gigante norte-americana liderou o ranking, com um valor de mercado projetado de US$ 12 bilhões.

A cifra representa alta de 58% em relação ao estudo do ano anterior. Segunda colocada, a Hyatt viu o valor da sua marca crescer 26%, chegando a US$ 5,9 bilhões. Já a Holiday Inn avançou 10%, atingindo US$ 4,2 bilhões.

O relatório da Brand Finance mostra que o crescimento da Hilton foi impulsionado principalmente pelo aumento da receita prevista e maiores expectativas de lucratividade. Ao mesmo tempo, a pesquisa aponta que os clientes melhoraram sua percepção de confiabilidade e credibilidade da marca. Segundo a consultoria, isso contribuiu para a alta de 7,2 pontos no índice Força de Marca, que pulou de 80,8 para 88, posicionando a gigante americana como a terceira marca hoteleira mais forte do mundo neste indicador.

Vai e vem das marcas hoteleiras

Completando a lista das 10 primeiras posições, aparecem Hampton (4º lugar), Marriott International (5º), Double Tree By Hilton (6º), Shangri-la (7º), IHG Hotels & Resorts (8º), Embassy Suites Hotels (9º) e Crowne Plaza Hotels & Resorts (10º).

Na comparação anual, entre os 10 primeiros colocados, o melhor desempenho foi da Embassy Suites Hotels, que viu seu valor de mercado aumentar 64%, chegando a US$ 1,4 bilhão. Com isso, a rede americana pulou da 13ª para a 9ª posição no levantamento. Na contramão, Marriott e Shangri-la registraram queda de 4% no ranking, enquanto a IHG retraiu 1%.

Ainda de acordo com a Brand Finance, dois terços das 50 principais marcas permanecem abaixo dos níveis pré-pandêmicos, mas com crescimento constante. Neste cenário, Taj Hotels aparece como a marca mais forte do mundo, com classificação AAA, enquanto The Ritz-Carlton foi a que mais cresceu em escala global no período, avançando 112%, chegando a valor de mercado de US$ 1,1 bilhão, 67% acima do nível pré-pandemia (veja abaixo).

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O relatório aponta que o crescimento da marca se deu em função da expansão do RevPar ao longo do ano. Parte do portfólio da Marriott, a bandeira aumentou seu índice de Força de Marca de 79,6 para 83,2 pontos.

Outros dados

O estudo também analisou as principais marcas de turismo e lazer, com a Booking.com liderando o ranking, registrando alta de 5% e valor de mercado de US$ 8,7 bilhões. Em seguida, aparecem Airbnb (+30, US$ 4,5 bilhões) e Trip.com (+6%, US$ 3,7 bilhões), compondo o pódio (veja mais abaixo).

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O estudo da Brand Finance pode ser consultado na íntegra no link.

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News