A esquina das avenidas Atlântica e Princesa Isabel, entre os bairros do Leme e Copacabana, é um endereço icônico da hotelaria carioca. Atual localização do Hilton Copacabana, o imóvel abrigou o antigo Meridien e já foi de propriedade da Windsor Hotéis. E, ao que tudo indica, o prédio está prestes a mudar de mãos.

Segundo informado pelo InfoMoney, o ativo pertencente à Blackstone desde 2017 está na mesa de negociações. O empreendimento deve ser vendido ao fundo imobiliário do HSI (Hemisfério Sul Investimentos) em uma transação de valor não revelado. A possibilidade de aquisição estava submetida à consulta prévia do Cade até o final de 2023.

De acordo com o veículo, as negociações estavam em fase final. Fontes ouvidas pela reportagem do Hotelier News confirmaram o interesse do HSI, mas não revelaram se a transação foi concluída. Quando questionada sobre o assunto, a empresa optou por não se manifestar.

Caso a negociação seja finalizada, o Hilton Copacabana terá seu capital integralmente detido por um fundo de private equity gerido pelo HSI, com o Grupo GIC Realty como cotista único. O documento do Cade afirma que “a operação proposta está em linha com a estratégia do HSI de ampliar e diversificar seu portfólio de investimentos”.

Vale lembrar que o HSI já possui presença no setor hoteleiro, com a gestão do ibis Styles Botafogo, no Rio, que leva a bandeira da Accor. Transações como esta, segundo especialistas, são focadas em renda, ou seja, não há previsão de mudanças no uso do imóvel.

O empreendimento

Ainda sob a gestão da Windsor, o prédio já havia passado por amplas reformas. Na época da aquisição, a Blackstone havia injetado US$ 400 milhões em três grandes transações na América do Sul: o hotel de Copacabana; um portfólio de imóveis da BR Properties e um shopping na Colômbia.

De categoria cinco estrelas, o Hilton Copacabana foi inaugurado em 1975. Durante mais de duas décadas, o prédio ficou mundialmente conhecido por sua cascata de fogos de artifício na noite de Ano Novo, quando ainda operava como Le Meridien.

O edifício, com 39 andares, é considerado o mais alto da orla de Copacabana, com vista para a praia, Pão de Açúcar e Corcovado. No total, o hotel possui 545 apartamentos.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hilton Hotels